Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2006 - 00h41

MinC diz que obras expostas no Louvre são autênticas

Publicidade

da France Presse, no Rio de Janeiro

O Ministério da Cultura confirmou nesta sexta-feira a autenticidade das 29 obras de arte da Biblioteca Nacional que integraram uma exposição realizada em setembro do ano passado no Museu do Louvre, em Paris.

As obras foram vítimas de uma denúncia, encaminhada à Polícia por funcionários do próprio Ministério, de que algumas delas eram falsificadas.

Assim que chegaram da França este mês, as peças foram imediatamente encaminhadas à Polícia Federal, que passou a investigar a denúncia. Avaliadas em US$ 18 milhões, elas permaneceram em uma sala lacrada e sob custódia policial até o início das tarefas dos peritos.

Especialistas da Biblioteca Nacional, da Escola de Belas Artes e do Instituto de Patrimônio do Rio de Janeiro analisaram a autenticidade das 29 pinturas, ilustrações e um livro.

O resultado final da perícia só será anunciado nesta segunda-feira. No entanto, o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, adiantou à Rede Globo que todas as obras são verdadeiras.

"A Biblioteca Nacional e o Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) já se manifestaram oficialmente no plano interno do ministério: as peças estão todas em ordem, são as mesmas que saíram daqui (Rio de Janeiro). Portanto, tratava-se de uma denúncia falsa", afirmou Ferreira.

Entre as obras figuram quadros de Franz Post (1612-1680), expoente do século 17 e que retratou paisagens e fatos do cotidiano de Pernambuco durante os anos em que o Estado esteve sob domínio holandês.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Ministério da Cultura
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página