Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2006 - 12h55

Na guerra pela audiência, Record ataca Globo em nota

Publicidade

da Folha Online

A confusão envolvendo os índices de audiência da novela "Prova de Amor" e do "Jornal Nacional" levou as redes Record e Globo a travar um embate público sobre os números divulgados pelo Ibope.

"Prova de Amor" vem encostando no telejornal líder de audiência, que detém o horário mais caro (para anunciantes) da grade de programação da TV brasileira. No último fim de semana, o diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, afirmou que a Record havia divulgado "números que não eram realidade".

No dia 19 de janeiro, a novela ficou em primeiro lugar no Rio de Janeiro por 17 minutos, das 20h15 às 20h31, deixando o "JN" em segundo. A audiência do dia 18 também foi alvo de forte polêmica.

Hoje, a Record divulgou uma nota sustentando que "a queda de audiência do 'Jornal Nacional' e o crescimento de 'Prova de Amor' são fatos comprovados por números consolidados do Ibope".

Leia os principais trechos do comunicado:

"Quando a Record anunciou a prévia da última quarta-feira, 18/01, o diretor da emissora carioca, Luís Erlanger, declarou à Folha de S.Paulo do dia 21/01 que os nossos índices representavam 'números que não eram realidade'. Será que, desta vez, haverá contestação sobre os números consolidados de audiência registrados no dia 19 no Rio de Janeiro? Segundo relatório consolidado do Ibope, 'Prova de Amor' permaneceu durante 17 minutos em primeiro lugar. O 'Jornal Nacional' em segundo. Será que a Globo reconhece os números como reais?

Segundo Luís Erlanger, a Record quer 'desviar o foco' para a primeira colocada. A questão é 'ajustar o foco' do ponto de vista de interpretação do representante da emissora líder. Ele não deve ter lido o relatório de audiência da Grande São Paulo do dia 18, quando a novela 'Prova de Amor' registrou 21 pontos de média (empatando com o 'Jornal Nacional' durante 5 minutos) contra 26 da emissora líder, 6 da terceira colocada, 3 da quarta e 1 da quinta. Quem está mais próxima da líder no horário?

[...]

Erlanger diz que o 'JN' é prejudicado nessa época pela queda de número de [televisores] ligados, por causa das férias e do horário de verão. As dúvidas que ficam no ar são as seguintes: será que nos anos anteriores não houve período de férias e horário de verão? Os telespectadores da Record não tiraram férias? Ou os telespectadores da Record, atualmente, estão todos em férias no Rio de Janeiro?

Os números respondem: em janeiro de 2004, a audiência do 'Jornal Nacional' foi de 36 pontos, em janeiro de 2005 foi de 37 pontos e até o dia 21 de janeiro de 2006 o telejornal vem registrando 29 pontos de audiência.

A queda de audiência do 'Jornal Nacional' e o crescimento de 'Prova de Amor' são fatos comprovados por números consolidados do Ibope."

Leia mais
  • "Prova de Amor" vence "JN" na casa da Globo
  • "Prova de Amor" volta a ameaçar liderança do "JN"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Prova de Amor" e "Jornal Nacional"
  • Leia cobertura completa sobre novelas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página