Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2006 - 19h43

Berlim encerra lista de longas da mostra competitiva

Publicidade

da Efe, em Berlim

Os filmes "Find me Guilty", de Sydney Lumet, e "Offside", do iraniano Jafar Panahis, disputarão os troféus Ursos do 56º Festival de Cinema de Berlim. As produções encerram a lista de 19 longas-metragens do evento, cuja seleção oficial contará ainda com outros sete filmes fora da mostra competitiva.

A direção do Festival anunciou hoje a inclusão dos dois títulos. No processo de seleção dos organizadores, falta apenas divulgar o último longa a ser exibido, em 19 de fevereiro, no encerramento do Festival, e que também não competirá oficialmente.

O Festival de Berlim começa no dia 9 com "Snow Cake", de Marc Evans. Nos dias seguintes, serão apresentados vários estilos diferentes de fazer cinema.

Dieter Kosslick, diretor do Festival, adiantou que os filmes abordam temas como a globalização e outros assuntos políticos e sociais relativos ao momento atual.

A direção do Festival escolheu a britânica Charlotte Rampling como presidente do júri, que ainda conta com a presença de George Clooney para apresentar, fora da mostra competitiva, "Syriana", de Steve Gaghan.

O filme "L'ivresse du pouvoir", do francês Claude Chabrol, trará Isabelle Huppert no papel de uma juíza incorruptível. Já o americano Robert Altman apresentará a comédia "A Prairie Home Companion", com Meryl Streep, Woody Harrelson e Kevin Kline nos papéis principais.

O argentino Rodrigo Moreno, membro do grupo de diretores El Descanso, apresenta sua primeira obra individual, "El custodio", uma co-produção da Argentina, da Espanha e da Alemanha que fala dos dilemas internos e pressões de uma guarda-costas.

O Festival de Berlim terá o britânico Michael Winterbottom novamente entre os competidores. Em 2002, ele levou o Urso de Ouro por seu impactante "Neste mundo" (In This World), e agora voltará ao evento com "The Road to Guantanamo", sobre dois muçulmanos britânicos confinados na prisão americana em Cuba.

O cinema iraniano estará duplamente representado. Além de Panahis, Rafi Pitts mostrará "Zemestan". Do cinema asiático, estarão o chinês "Isabella", de Pang Ho-cheung, e o tailandês-coreano "Invisible Waves", de Pen-ek Ratanaruang.

O cinema anfitrião exibirá "Partículas elementares" (Elementarteilchen), de Oskar Roehlers, baseado em um romance do francês Michel Houellebecq. Completam o panorama de cinema alemão "Requiem", de Hans Christian Schmidt; "Os medíocres" (Die Mediocren), de Matthias Glasner, e "Mein Stern", de Valeska Grisebahc.

O italiano Michele Placido concorrerá com "Romanzo criminale", o austríaco Michael Glawogger está na disputa com "Slumming", e a escandinava Pernille Fischer Christensen apresentará seu filme de estréia, "En Soap".

A rodada de filmes da mostra competitiva termina com "Candy", do australiano Neil Armfield, e o croata "Grbavica", de Jasmila Zbanic.

Fora de disputa serão exibidos, além do filme de Clooney, "Capote", de Bennet Miller; "The New World", de Terrence Malick; "The Science of Sleep", do francês Michel Gondry; e o chinês "Wuji", de Chen Kaige.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Berlim
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página