Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2006 - 03h50

Woody Allen recebe Goya de melhor filme europeu

Publicidade

da France Presse

"Ponto Final" ("Match Point"), do americano Woody Allen, recebeu, neste domingo, o prêmio Goya de melhor filme europeu, durante a 20ª edição da tradicional festa, considerada o Oscar do cinema espanhol e realizada em Madri.

"Ponto Final" competiu na mesma categoria de "O Jardineiro Fiel", dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. O prêmio foi entregue à irmã do cineasta nova-iorquino pelos atores José García e Maribel Verdú.

Na categoria melhor atriz, o prêmio Goya ficou com Candela Peña por seu papel no filme "Princesas". "Esta noite estou aqui por Princesa", disse Candela Peña ao agradecer o reconhecimento pelo seu trabalho no filme de Fernando León de Aranoa.

Pouco antes, "Princesas" também tinha recebido o Goya de melhor canção original (Manu Chao) e o de melhor atriz revelação com a porto-riquenha Micaela Nevárez.

O espanhol Oscar Jaenada, por sua vez, foi escolhido o melhor ator por seu papel em "Camarón", dirigido por Jaime Chávarri. O filme também ganhou na categoria figurino.

O prêmio de roteiro adaptado foi para a produção "El método", escrito pelo argentino Marcelo Piñeyro e Mateo Gil. O Goya desta categoria foi recebido pelo ator argentino Pablo Echarri, um dos protagonistas do filme, e pelo produtor Francisco Ramos.

O prêmio de melhor direção ficou nas mãos de uma mulher: Isabel Coixet, laureada por seu trabalho em "La vida secreta de las palabras", que levou o Goya de melhor filme também. Protagonizado por Tim Robbins e Sarah Polley, o filme surpreendeu as expectativas gerais.

O filme argentino "Iluminados por el fuego", drama sobre os ex-combatentes das Malvinas e dirigido por Tristán Bauer, recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro.

Lista dos principais premiados

Filme: "La vida secreta de las palabras"

Direção: Isabel Coixet por "La vida secreta de las palabras"

Ator: Oscar Jaenada por "Camarón"

Atriz: Candela Peña por "Princesas"

Atriz revelação: Micaela Nevárez por "Princesas"

Ator revelação: Jesús Carroza por "7 Vírgenes"

Filme estrangeiro: "Iluminados por el fuego", de Tristán Bauer

Filme europeu: "Match Point", de Woody Allen

Canção original: "Me llaman calle", de Manu Chao ("Princesas")

Música original: "Habana blues" (Leyva, Garrido, Alfonso, Abad, Bueno, Ferrer e Ochoa)

Roteiro original: "La vida secreta de las palabras", de Isabel Coixet

Roteiro adaptado: "El método", de Marcelo Piñeyro e Mateo Gil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o prêmio Goya
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página