Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2000 - 20h57

Irã indica filme que está na Mostra de SP para concorrer ao Oscar

Publicidade

Leia mais
da Folha Online

O cinema iraniano, que ganhou destaque na 24ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, tenta ganhar notoriedade e fama pelo mundo: a sua mais nova empreitada foi indicar o filme "Tempo de Embebedar Cavalos", em cartaz na Mostra, para se candidatar a uma vaga no Oscar 2001.

O iraniano Bahman Ghobadi, diretor do filme, está em São Paulo participando de debates sobre o cinema iraniano.

"Tempo de Embebedar Cavalos" é uma co-produção entre Irã e França, tem 77 minutos, e foi eleito pelo público como uma das dez melhores produções da programação da Mostra de São Paulo.

O filme venceu o Prêmio Câmera d'Or, no Festival de Cannes 2000. Ele conta a história de órfãos iranianos que se vêem sem dinheiro e futuro. Um deles está gravemente doente e sua irmã decide se casar com um iraquiano, que renega o cunhado na hora em que descobre sua doença. Ele lhe dá, então, um cavalo para que trabalhe e ganhe seu próprio dinheiro para pagar sua operação.

O longa-metragem vai ser analisado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, de Hollywood, junto de outros filmes de outros países. O Brasil indicou o filme "Eu Tu Eles", de Andrucha Waddington. Somente cinco filmes serão indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Leia mais notícias da 24ª Mostra de cinema

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página