Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2006 - 09h59

Paço das Artes inicia sua Temporada de Projetos

Publicidade

GABRIELA LONGMAN
da Folha de S.Paulo

A entrada de fevereiro traz a volta das atividades acadêmicas e estudantis. Junto, volta também a movimentação artística na USP. Duas exposições ocupam, a partir de hoje, o Paço das Artes, na Cidade Universitária, iniciando as atividades do museu para 2006.

De um lado, a já tradicional Temporada de Projetos, aposta anual do Paço em jovens artistas. Neste ano os nomes da vez são os de Carla Zaccagnini, Chico Togni, Patrícia Osses e Juliano de Moraes, selecionados por uma comissão que incluiu acadêmicos, como Arlindo Machado, e curadores, como Lisette Lagnado. Formada majoritariamente por instalações, a exposição discute as relações entre o público e o espaço de exposições.

Se o mineiro Chico Togni transfigura carrinhos de pedreiro em objetos artísticos, a fim de lhes dar novo significado, o goiano Juliano de Moraes transpõe paisagens --um jardim-- para o espaço interno do museu. Nascida em Santiago do Chile, Patrícia Osses, 34, criou "Meca", instalação em forma de cubo, construída com tacos de madeira similares aos que compõem o piso do Paço. Dentro de uma sala, o espectador se pergunta o que é piso e o que é parede. "Sempre tive fascínio por Meca, pelo ato de dar a volta em torno da edificação negra [Caaba]", conta. "Aqui, tentei reproduzir essa idéia, também pensando no 'voltar-se para dentro'."

O grande destaque da mostra é a obra de Carla Zaccagnini, argentina que vive em São Paulo. Pregados na parede, dípticos com referências de livros e linhas traçadas em papel vegetal incitam o espectador a dirigir-se à biblioteca da USP e procurar trechos de obras por ela selecionados, como numa caça ao tesouro.

Entre os autores, Guimarães Rosa, Machado de Assis, para serem "buscados", com indicação para a edição e página. "Ao chegar, o espectador encontrará frases sobre o que não é dito, sobre o que falta, sobre o fragmento. Esse é um trabalho que aqui na parede está incompleto; muitas coisas podem acontecer nessa espécie de 'travessia' até a biblioteca."

Além dos projetos, 44 vídeos compõem a mostra "Laisle Entertainment!", curadoria de Carlo Sansolo e Erika Fraenkel. Pode-se conferir produções de Brasil, Alemanha, Israel e outros 16 países. Os vídeos se dividem em quatro eixos: poético, político, paródico e discussão formal.

Temporada de Projetos e Laisle Entertainment
Quando: abertura hoje; de ter. a sex., das 11h30 às 19h; sáb. e dom., das 12h30 às 17h30; até 5/3
Onde: Paço das Artes (av. da Universidade, 1, tel. 0/xx/11 3813-3627)
Quanto: grátis

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Paço das Artes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página