Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2006 - 17h27

"Brokeback" detona onda de piadas sobre gays

Publicidade

da Folha Online

O sucesso de "O Segredo de Brokeback Mountain", favorito para levar o Oscar de melhor filme no próximo dia 5 de março, virou um prato cheio para apresentadores de "talk-show" nos EUA e sites de humor, que usam a história de amor gay entre dois caubóis em suas piadas e montagens. Para alguns grupos de defesa dos direitos dos homossexuais, os humoristas acabam incentivando atitudes homofóbicas.

Em seu programa, David Letterman listou alguns sinais de que você é um caubói gay. Por exemplo, "em vez de um saloon, você prefere um salão [de beleza]", disse.

Matt Foreman, diretor de uma organização norte-americana de defesa dos homossexuais ("National Gay and Lesbian Task Force"), diz que esse tipo de manifestação pode até ser engraçada, mas há, no fundo, um ingrediente real de homofobia.

Nem todo mundo concorda com ele. Para Susanne Salkind, da "Human Rights Campaign", tido como maior grupo norte-americano ligado aos direitos dos gays, as piadas sobre o filme podem ter um tom pejorativo, mesmo assim ajudam a difundir uma discussão pública sobre questões homossexuais, o que pode ser interpretado como "positivo", segundo ela.

O apresentador Jay Leno costuma fazer muitas piadas sobre o filme, principalmente com referências ao sexo gay. Ele também aproveita o ódio que o filme desperta entre religiosos: "O frio continua castigando os EUA. Indo para o sul, está tão frio que o povo está se tremendo tal como Jerry Falwell [um reverendo conservador da região] ao ver o filme Brokeback Mountain."

Na internet, paródias também pipocam. Uma delas chama-se ""Brokeback to the Future", que faz referência ao filme "De volta para o futuro", com Michael J. Fox. Nessa versão humorística, o personagem de Fox (Marty McFly) e o cientista Emmett Brown se apaixonam. Outra paródia é "Top Gun 2: Brokeback Squadron", que imita um dos sucessos do astro Tom Cruise ("Ases indomáveis", 1986), mostrando uma paixão gay de seu personagem com o do galã Val Kilmer.

Com agências internacionais

Leia mais
  • XXX
  • "O Segredo de Brokeback Moutain" é o filme estrangeiro mais visto no Brasil
  • Análise: "Brokeback" traz risco de onda homofóbica?

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "O Segredo de Brokeback Mountain"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página