Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2006 - 01h51

Gil leva Grammy; U2 é o grande vencedor da noite

Publicidade

da Folha Online

O cantor Gilberto Gil conquistou na noite desta quarta-feira o Grammy de melhor álbum de "World Music" contemporâneo pelo disco ao vivo "Eletracústico", na 48ª edição da festa da música nos Estados Unidos, que teve logo na abertura a apresentação de uma sensual Madonna e dos membros virtuais da banda Gorillaz.

Em 1999, o ministro da Cultura brasileiro, que não subiu ao palco para receber o prêmio --uma miniatura de gramofone--, já tinha levado o prêmio nesta mesma categoria com o álbum "Quanta Live". O compositor baiano venceu a disputa com Amadou & Mariam, Kronos Quartet & Asha Bhosle, Ladysmith Black Mambazo & The Strings Of The English Chamber Orchestra e Anoushka Shankar.

Reuters/Lucy Nicholson
Performance de Madonna abriu a festa do Grammy
Performance de Madonna abriu a festa do Grammy
Madonna, extremamente sexy, atraiu a atenção da platéia ao apresentar o sucesso "Hung Up" ao lado da banda Gorillaz, que é formada por personagens de animação e pela primeira vez apareceu ao vivo na televisão.

Este foi o pontapé inicial de uma longa cerimônia de premiações, na qual Mariah Carey obteve de cara três gramofones, assim como Kanye West.

Antes do começo da festa musical no Staples Center de Los Angeles, Mariah Carey ganhou os prêmios de melhor álbum de R&B contemporâneo por "The Emancipation of Mimi"; melhor canção de R&B por "We Belong Together", e melhor interpretação vocal feminina de R&B.

Enquanto isso, o rapper Kanye West, que como Mariah teve oito nomeações, levou alguns dos principais de rap, como melhor álbum, por "Late Registration", e melhor interpretação solo, por "Gold Digger".

AP Photo/Mark J. Terrill
Indicada a 8, Mariah leva três prêmios
Indicada a 8, Mariah leva três prêmios
Outra banda que começou com tudo foi o U2 e antes da metade da noite da festa já havia contabilizado prêmios por melhor interpretação de Rock por "Sometimes you can't make it on your own" e melhor canção na mesma categoria com "City of blinding lights", assim como por álbum de Rock por "How to dismantle an atomic bomb". Ao todo, os irlandeses levaram cinco troféus.

Entre os latinos, a roqueira colombiana Shakira, a italiana Laura Pausini e o versátil mexicano Luis Miguel levaram o prêmio em suas respectivas categorias, também sem receber a premiação no palco.

Shakira ganhou o Grammy de melhor disco de rock latino alternativo, "Fijación Oral Vol. 1", ao mesmo tempo em que a italiana Laura Pausini voltou a obter o prêmio com seu disco "Escucha", considerado o melhor álbum pop latino do ano.

Desta forma, Shakira superou os rivais mexicanos Molotov, os porto-riquenhos do La Secta Allstar, os cubanos Orishas e o rapper Vico C.

AP Photo/Mark J. Terrill
Grupo irlandês U2 foi o grande vencedor da noite
Grupo irlandês U2 foi o grande vencedor da noite
"É uma honra receber o prêmio em uma categoria cheia de boa música e excelentes intérpretes. Quando recebo um reconhecimento assim, a primeira coisa que vem a minha cabeça é a Colômbia", disse Shakira na sala de imprensa do local da premiação.

Por sua vez, a italiana Laura Pausini, que havia ganhado vários Grammy na edição latina de 2005, derrotou as produções de Ricardo Arjona, Jorge Drexler, Andrea Echeverri e Kevin Johansen.

Já o cantor Luis Miguel ganhou mais um ponto em sua carreira ao levar para casa o Grammy de melhor álbum mexicano pelo bem-sucedido disco "México en la piel (México na pele)".

Luis Miguel competia com Ramón Ayala, Nati Cano's Mariachi Los Camperos, Intocable e Las 3 Divas.

O Grammy obtido por "Sol", como é chamado o cantor Luis Miguel no México, coincidiu com as nomeações e premiações da sua ex-namorada Mariah Carey.

De pai espanhol e mãe italiana, Luis Miguel Gallego Basteri vendeu cerca de dois milhões de cópias do "México en la piel", uma homenagem a algumas canções mais conhecidas do cancioneiro do país latino-americano.

Por sua vez, o cubano Willy Chirino, com a produção "Son Del Alma", ficou com o Grammy de melhor álbum salsa/merengue, superando Tito Nieves, Mayito Rivera, Eddie Santiago e Tiempo Libre.

Além de Chirino e Luis Miguel, o cubano Bebo Valdés levou o Grammy de melhor álbum latino tropical tradicional com o disco "Bebo de Cuba".

A Academia de Ciências e Artes da Gravação (Naras) concede prêmios em 108 categorias diferentes. O Grammy 2006 foi realizado no Staples Center de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos.

Com France Presse

Leia mais
  • Veja os principais vencedores do Grammy 2006

    Especial
  • Veja galeria de fotos da festa do 48º Grammy
  • Leia o que já foi publicado sobre o Grammy
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página