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10/02/2006
-
09h33
LUCIANA PAREJA
do Guia da Folha
Não há fotógrafo mais brasileiro que o francês Pierre Verger (1902-1996). Quase nômade, fixou residência, nos anos 60, em Salvador, cidade que serviu de ponto inicial para suas pesquisas sobre o candomblé e onde criou a instituição com seu nome, na qual está o acervo de suas obras. Essa relação de amor entre o fotógrafo e o país é o recorte da mostra "O Brasil de Pierre Verger", que marca os dez anos de sua morte e tem abertura na quarta (dia 15), no MAM.
A exposição, com curadoria de Alex Baradel (coordenador do arquivo fotográfico da fundação Pierre Verger), traz 290 fotos captadas em Estados como Pará, Maranhão, São Paulo e Rio de Janeiro. Cerca de dois terços desse material são inéditos.
Também na quarta, estréiam outras duas mostras no museu. Uma é "Veracidade", com imagens que investigam o olhar sobre o espaço urbano, selecionadas no acervo do MAM pelo fotógrafo Eder Chiodetto, colaborador da Folha. A outra é o Projeto Parede de Paulo Monteiro, um site specific que modifica a forma de ver o espaço expositivo por meio da instalação de peças de chumbo no rodapé do corredor.
MAM (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, parque Ibirapuera, região sul, tel. 5549-9688). Ter. a dom.: 10h às 18h. Abertura 15/2. Até 26/3. Ingr.: R$ 5,50.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o fotógrafo Pierre Verger
Mostra marca dez anos sem o fotógrafo Pierre Verger
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do Guia da Folha
Não há fotógrafo mais brasileiro que o francês Pierre Verger (1902-1996). Quase nômade, fixou residência, nos anos 60, em Salvador, cidade que serviu de ponto inicial para suas pesquisas sobre o candomblé e onde criou a instituição com seu nome, na qual está o acervo de suas obras. Essa relação de amor entre o fotógrafo e o país é o recorte da mostra "O Brasil de Pierre Verger", que marca os dez anos de sua morte e tem abertura na quarta (dia 15), no MAM.
A exposição, com curadoria de Alex Baradel (coordenador do arquivo fotográfico da fundação Pierre Verger), traz 290 fotos captadas em Estados como Pará, Maranhão, São Paulo e Rio de Janeiro. Cerca de dois terços desse material são inéditos.
Também na quarta, estréiam outras duas mostras no museu. Uma é "Veracidade", com imagens que investigam o olhar sobre o espaço urbano, selecionadas no acervo do MAM pelo fotógrafo Eder Chiodetto, colaborador da Folha. A outra é o Projeto Parede de Paulo Monteiro, um site specific que modifica a forma de ver o espaço expositivo por meio da instalação de peças de chumbo no rodapé do corredor.
MAM (Av. Pedro Álvares Cabral,
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