Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2000 - 11h25

Frankfurt institui prêmio para tradutores

Publicidade

da Deutsche Welle

A partir de 2001, a prefeitura de Frankfurt vai conceder a cada três anos, juntamente com o Gontard & MetallBank, o Prêmio Walter Benjamin para traduções européias, dotado com 100 mil marcos (atualmente, cerca de U$$ 43 mil).

Com o prêmio, criado por iniciativa da prefeita da cidade, Petra Roth, serão agraciados tradutores que tiverem se sobressaído na versão de "obras literárias do âmbito do drama, ensaio, lírica, ou prosa poética de uma para outra língua européia".

O financiamento vai ficar a cargo do banco, que completa 275 anos de fundação, em 2001, e criou para essa finalidade uma fundação. O prêmio deve ressaltar, por um lado, a importância de Frankfurt como metrópole cultural e, ao mesmo tempo, incrementar o prestígio dos tradutores, sem os quais a divulgação da literatura seria impossível.

O filósofo Walter Benjamin (1892-1940), que dá nome ao prêmio, nasceu em Berlim, mas esteve ligado ao grupo de Max Horkheimer, do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt (Escola de Frankfurt). Ele próprio fez traduções, entre as quais, partes de "Em Busca do Tempo Perdido", de Marcel Proust, e escreveu textos teóricos sobre o ato de traduzir.

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página