Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2006 - 15h27

Oscar nega pressão para mudar origem de filme

Publicidade

da Folha Online

Os organizadores do Oscar informaram que ainda não decidiram como designar o filme "Paradise Now", sobre dois homens-bomba da Cisjordânia ocupada e que são recrutados para detonarem explosivos em Tel Aviv. A produção da festa negou, porém, que esteja sendo pressionada por Israel para classificar a produção como feita "pela Autoridade Palestina", e "pela Palestina".

O porta-voz da Academia John Pavlik confirmou a necessidade da decisão da origem --a entrega do Oscar ocorre no próximo dia 5--, mas garantiu que nem o governo israelense nem grupos judaicos entraram em contato formal com a Academia para discutir a referência a "Paradise Now", que concorre como melhor filme estrangeiro.

"Paradise Now" contou com uma equipe palestina, um produtor israelense e financiamento europeu, e foi, em primeira mão, classificado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como vindo da Palestina.

A irritação do governo israelense e grupos dos EUA ocorre porque, segundo eles, não existe um Estado palestino, então a designação "Palestina" não existe.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Paradise Now"
  • Veja a cobertura completa do 78º Oscar
  • Apostas: Quem serão os vencedores nas principais categorias?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página