Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2006 - 12h30

Dicionário de bandas ganha página especial

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

O dicionário de bandas estrangeiras, iniciado na segunda (13) pela Folha Online, ganha hoje uma página especial e publica mais dez fichas técnicas, já totalizando 40 perfis. No final, serão cem grupos que conquistaram o coração do público desde o fim dos anos 90 e o início deste século.

Nome de banda é um problema --principalmente numa época em que, a toda hora, pipocam novos artistas nos quatro cantos do planeta. Na hora do batismo do grupo, é difícil ser criativo. Por exemplo, todo mundo quer ser "rei" (Kings of Leon, Kings of Convenience, Kings of Metal, The Flower Kings ou Kaiser Chiefs --ora, kaiser é imperador em alemão).

E haja nomes parecidos (The Killers, The Kills, Chemical Brothers, My Chemical Romance). Existem ainda as expressões quilométricas ou trava-língua: Black Rebel Motorcycle Club, Queens Of The Stone Age, The Black Eyed Peas. Tudo bem que falar direitinho o nome da banda (de suas músicas e discos) é obrigação de qualquer fã que se preze.

Difícil é a vida de quem cultua o Super Furry Animals, que surgiu em 1995 com o EP "Llanfairpwllgwyngllgogerychwyrndrobwllynyngofod (In Space)". Após ler a ficha do grupo no dicionário, um internauta enviou a seguinte mensagem à Folha Online: "Que piada é essa?"

E quando a banda muda de nome? Foi o que aconteceu com o Libertines, oops!, o agora Dirty Pretty Things. Em e-mail à redação, uma fã quis ver a história bem explicadinha e disparou: "Na verdade a banda é realmente outra, e não simplesmente mudou seu nome! O baixista John Hassal está numa outra banda, que se chama Yeti; Pete Doherty está em outra também, o Baby Shambles. Além disso Carl Barat é o vocalista. O site oficial da banda é www.dirtyprettythingsband.co.uk. Por favor corrigir esse erros realmente vergonhosos!"

Exagero de fã? Como já se disse música é religião. Não dá para agradar a gregos e troianos. "Taí, um bom nome de banda", diria o desejo adolescente e oculto de todos nós de reunir os amigos e montar uma banda. Mas o grupo Gregos e Troianos já existe e faz show no próximo sábado no Santa Aldeia, na Vila Olímpia (zona sul de São Paulo).

Especial
  • Consulte o dicionário de bandas estrangeiras
  • Veja o que já foi publicado sobre o dicionário de bandas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página