Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2006 - 12h39

Londres abre as portas para a Tropicália

Publicidade

da Efe, em Londres

Considerado um dos maiores centros europeus dedicados à arte e ao mundo do espetáculo, o Barbican, em Londres, abre suas portas pelos próximos três meses a uma exposição sobre a Tropicália.

A exposição inclui a instalação "Tropicália", criada pelo artista plástico Hélio Oiticica, integrante de um movimento que se manifestou especialmente na música, mas também encontrou eco nas artes plásticas, no cinema e no teatro brasileiro.

A instalação "Éden", outro trabalho clássico do artista que melhor representou o tropicalismo nas artes plásticas, pode ser apreciada ao som de músicas de Gilberto Gil, atualmente ministro da Cultura e que no passado foi um dos protagonistas da Tropicália, ao lado de Caetano Veloso, Gal Costa, Os Mutantes, Tom Zé e Jorge Mautner, entre outros músicos.

A exposição também apresenta obras de novos artistas influenciados pelo tropicalismo, como Assume Vivid Astro Focus, alcunha do artista brasileiro Eli Sudbrack, radicado em Nova York.

Carlos Basualdo, curador da exposição, explicou que a mostra pretende ser "um diálogo" entre a história do movimento e a interpretação feita pelos novos artistas sobre ele.

"Não estamos falando de uma arte ancorada em uma época concreta, mas sim de um movimento cujo alcance vai além", considerou Basualdo, que definiu a Tropicália como "o coração palpitante do Brasil".

O Barbican também programou atividades musicais, entre as quais uma apresentação do grupo AfroReggae, que sobe ao palco do teatro Barbican nos dias 3 e 4 de março. Além do show, também será apresentado um documentário sobre o grupo.

Até o dia 23 de maio, seis apresentações trarão a Londres alguns dos músicos que deram fama ao movimento, como o sexagenário Tom Zé, que já confirmou presença no evento.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Tropicália
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página