Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2006 - 17h15

Robert Altman recebe prêmio do público na Berlinale

Publicidade

da France Presse, em Berlim

O filme "A Prairie Home Companion", de Robert Altman, sobre o programa de rádio homônimo e protagonizado por Meryl Streep, recebeu neste sábado o prêmio do público do Festival de Cinema de Berlim, concedido pelo jornal Berliner Morgenpost, anunciou o júri independente.

Os filmes alemães "Requiem", de Hans-Christian Schmid, com Sandra Hueller no papel de uma jovem exorcizada no sul da Alemanha, e "Knallhart", de Detlev Buck (apresentado na seção Panorama), foram distinguidos com o prêmio Fipresci, da Federação Internacional de Críticos de Cinema.

O documentário "Estrellas de la línea", do espanhol José María ("Chema") Rodríguez, sobre prostitutas da Guatemala que fundaram um clube de futebol para reclamar o fim da violência em seu país, recebeu o segundo prêmio do público na seção Panorama.

A União de Teatros e Cinemas de Alemanha premiou, por sua parte, "Der freie Wille", de Matthias Glasner, que compete pelo Urso de Ouro e de Prata.

O prêmio do público da seção Panorama (longa-metragem) foi dado ao filme "Paper Dolls", de Tomer Heymann, que relata uma história de transsexuais filipinos em Israel. Este também recebeu o prêmio Manfred Salzgeber.

Um prêmio do júri ecumênico foi concedido ao filme bósnio da seção oficial do festival, "Grbavica", de Jasmila Zbanic, sobre o calvário de mulheres e crianças estuprados durante a guerra da Bósnia. A organização defensora dos direitos humanos Anistia Internacional (AI), por sua parte, distinguiu com seu prêmio o filme "Narcissus Blossom", sobre a resistência dos curdos no Iraque na década de 70.

A produção filipina "Ang pagdadalaga ni Maximo Oliveros" ganhou o "Teddy" de melhor longa-metragem de ficção gay e lésbico.

Na sexta-feira, o júri independente concedeu o prêmio Caligari, de 4.000 euros, ao documentário britânico-turco "37 Uses for Dead Sheep", de Ben Hopkins (nascido em Hong Kong), no qual relata a odisséia da esquecida tribo quirguize da região montanhosa de Pamir (Ásia Central) e que foi apresentado na seção Foro do Novo Cinema do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Berlim
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página