Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2006 - 10h20

Botero mostra em NY obras sobre torturas no Iraque

Publicidade

da Ansa, em Bogotá

A série de obras que ilustram as torturas praticadas por soldados norte-americanos na prisão iraquiana de Abu Ghraib, elaborada pelo maior expoente das artes plásticas da Colômbia, Fernando Botero, será exibida a partir de outubro na galeria Marlboro de Nova York, informou o artista neste domingo.

"Lá (Nova York) é onde elas devem ser mais vistas. Por isso assinei contrato com uma companhia americana que pretende levar a mostra a vários lugares nos Estados Unidos", disse Botero ao jornal "El Colombiano".

Botero pintou uma série de 50 obras, nas quais representa as torturas e os maus-tratos cometidos na prisão. Ele se baseou nas fotografias divulgadas pela imprensa norte-americana em maio de 2004, que colocaram o mundo a par do horror enfrentado pelos prisioneiros iraquianos.

Nesta semana, novas imagens foram divulgadas pela televisão australiana SBS e pela revista norte-americana Salon.

"Parece que vários museus norte-americanos querem mostrar a exposição, apesar de ainda não ter as datas", contou o artista, que comentou que a obra, no momento, está no Museu de Stuttgart, Alemanha, e depois irá para a Pinacoteca de Atenas.

Botero é o artista mais importante do universo artístico colombiano nos últimos 50 anos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fernando Botero
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página