Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2009 - 08h28

Calça ajustada vira coisa de homem

Publicidade

CHICO FELITTI
da Folha de S.Paulo

Quando seu avô quer falar dos idos tempos de juventude, diz "ah, quando eu usava calças curtas..."? Daqui a 30 anos, é possível que a expressão saudosista vire "no tempo das calças justas", tal é a popularidade das calças coladas entre os garotos.

Marlene Bergamo/Folha Imagem
Os namorados Joveline Fernandes e Bruno Celso dividem as dez calças coladas que têm juntos
Os namorados Joveline Fernandes e Bruno Celso dividem as dez calças coladas que têm

E garotas: a calça colada vermelha foi a primeira coisa que a produtora Joveline Fernandes, 21, viu no músico Bruno Celso, 21. Gostou. Dividem há quatro meses as dez peças que somam.

"Os homens ficam bem melhor com elas do que com aquelas calças muito tradicionais", diz Jô. Mas nem todos os caras concordam: "Já falaram que era coisa de sertanejo e me chamaram de "veado'", diz Bruno.

Estava muito enganado quem xingou. Bruno não é gay (vide a companheira de calças) e as justas não saíram de um rodeio, e sim de um palco de rock.

O roqueiro Iggy Pop, 62, chocou em 1968 ao se apresentar com sua banda, The Stooges: descamisado, com cabelos louros e compridos e o jeans mais justo de que se tem notícia. A peça era feminina. "Ele é o precursor do estilo", diz o estilista Julien Depeyre, que tem uma marca especializada em calça rente, que leva seu sobrenome.

Depeyre diz que, aos poucos, meninos mais caretas vão topando se apertar. Diogenes de Oliveira, 18, é um que passa por apertos pela moda justa. Ainda não sabe se presta vestibular para engenharia mecânica ou para moda, então junta as duas coisas: vai ao curso de manutenção de aeronaves com uma calça azul-celeste bem justa, emprestada de uma amiga.

Ele também tem uma outra, laranja, pela qual pagou R$ 10 em um brechó em São Carlos (SP), e mais R$ 4 para a costureira "dar um jeito".

"Eu uso [tamanho] 38, mas se apertar uma [calça] 38, aí fica pegando nas coxas e no s...". Quando a calça for justa, o tamanho tem de ser um número maior, ensina.

Para Thiago Rodrigues, 22, justeza pouca é bobagem: "Não dá para usar mais calça [de modelagem] reta, normal". Ele mandou ajustar todas as peças inferiores do guarda-roupas.

Thiago já foi, inclusive, a um casamento de camisa, gravata e... jeans "apertadão". "Disseram que era "modinha"."
O estudante Hiago Cavalcante, 16, responde: "Não é moda porque todos os tipos de tribos usam hoje".

Hiago não é roqueiro. Leva as calças que compra em magazines populares para dançar som eletrônico.Diz que já achou modelos apertados por menos de cem reais, o que chegou a gastar em uma noitada.

Ele curte DJs como Armin van Buuren e David Guetta. Nunca ouviu falar de Iggy Pop --o patrono da calça colada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página