Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2006 - 12h11

Doctorow ganha prêmio PEN/Faulkner 2006

Publicidade

da France Presse, em Washington

O escritor americano E. L. Doctorow ganhou o prêmio PEN/Faulkner 2006 de literatura por seu romance histórico sobre a guerra civil americana "The March", anunciou na terça-feira a Fundação PEN/Faulkner.

Trata-se da segunda vez que o premiado Doctorow, 75, obtém o prestigiado prêmio, após ganhá-lo em 1990 por "Billy Bathgate".

O prêmio, uma homenagem ao escritor William Faulkner e associado ao grupo literário e de direitos humanos PEN, é um dos poucos votados por um júri formado por escritores. O ganhador recebe US$ 15 mil e a honra de ser eleito por seu talento por outros escritores respeitados.

"The March" faz o relato do lendário e brutal saque do general William Tecumseh Sherman e suas tropas ianques nos estados do sul do país, em 1864-65, através das vidas das pessoas envolvidas e afetadas. Doctorow também é conhecido por "The Book of Daniel" (1971) e "Ragtime" (1975), com os quais conseguiu reputação de escritor histórico.

O prêmio será oficialmente entregue durante um jantar de gala em maio, a ser celebrado em Washington. O ganhador do ano passado foi o escritor chinês Ha Jin, com "War Trash".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre E. L. Doctorow
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página