Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2006 - 15h01

Biblioteca de NY compra arquivo de William Burroughs

Publicidade

da France Presse, em Nova York

A Biblioteca Pública de Nova York anunciou nesta quarta-feira a aquisição dos arquivos do escritor beat William Burroughs, incluindo esboços de seu romance mais importante, "Naked Lunch".

O arquivo, que contém os manuscritos e a correspondência de Burroughs da parte mais rica de sua carreira de escritor, do início dos anos 50 ao início dos 70, teve dois proprietários particulares e nunca foi aberto ao público.

Ele será integrado à Coleção Berg da biblioteca, especializada em material beat, e que já incluiu o arquivo de Jack Kerouac.

"Burroughs não foi apenas um dos três pais do movimento Beat. Ele também pode ser lembrado como um dos maiores sátiros americanos do século 20, ferozmente sinistro e corrosivo", disse Isaac Gewirtz, curador da Coleção Berg.

"O arquivo é particularmente interessante porque Burroughs claramente tinha a intenção, em função de sua organização e das ilustrações em suas pastas, de que fosse absorvido como um trabalho de arte em si mesmo", disse Gewirtz.

Burroughs morreu em 1997, no Kansas, após complicações cardíacas. Ele tinha 83 anos. A biblioteca não informou quanto pagou pelo arquivo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre William Burroughs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página