Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2006 - 15h06

Bienal do Livro de SP traz concorrentes ao Oscar

Publicidade

da Folha Online

A 19ª Bienal do Livro de São Paulo, que acontece de 9 a 19 de março no Pavilhão de Exposições do Anhembi, reunirá uma série de obras cujas histórias concorrerão ao Oscar deste ano. A cerimônia de premiação da academia acontece no dia 5 de março.

Um dos livros é "Capote Uma biografia", de Gerald Clarke, uma reedição da editora Globo. O livro conta a história do escritor Truman Capote (1924-1984), e havia sido lançado em 1993 em uma tradução de Lya Luft.

Adaptado para os cinemas sob a direção de Bennett Miller, a obra concorre a cinco categorias: melhor filme, diretor, ator (Philip Seymour Hoffman), atriz coadjuvante (Catherine Keener) e roteiro adaptado.

Outra publicação que poderá ser encontrada na feira é a obra de John Le Carré, "O Jardineiro Fiel", que ganhou direção do brasileiro Fernando Meirelles. Concorrendo ao Oscar de melhor atriz coadjuvante (Rachel Weisz), roteiro adaptado, edição e trilha sonora, o filme foi baseado no livro de mesmo título.

A obra fala sobre um diplomata inglês e jardineiro amador nas horas vagas, que vive na África com sua mulher Tessa, que é advogada. Ela é assassinada após se envolver em um processo contra uma multinacional farmacêutica que usava africanos como cobaias para testar medicamentos.

A Bienal ainda trará os livros que inspiraram ou trazem como tema a história do longa "Munique", de Steven Spielberg. São eles "A Hora da Vingança", de George Jonas, lançado pela Record, e "Contra Ataque", do jornalista Aaron J. Klein, da Ediouro.

Outra concorrente ao Oscar, o clássico de Jane Austen, "Orgulho e Preconceito" é um das apostas da editora Civilização Brasileira.

Já "Minha Vida como gueixa - A Verdadeira História de Mineko Iwasaki", a gueixa mais famosa do Japão é lançamento da editora JBC. A obra é uma resposta de Mineko a "Memórias de uma Gueixa", do jornalista Arthur Golden, que inspirou o filme homônimo.

Tanto "As Crônicas de Nárnia - O leão, a feiticeira e o guarda-roupa" como "A Fantástica Fábrica de Chocolate" também estarão representados em publicações. Ambas obras serão vistas no estande da Martins Fontes.

O livro de C.S. Lewis, com ilustrações de Pauline Baynes e tradução de Paulo Mendes Campos, foi lançado em 1949. A coleção de "As Crônicas de Nárnia" tem ainda seis outros livros. O primeiro conto de Lewis no cinema concorre aos Oscars de maquiagem, efeitos e som.

Já "A Fantástica Fábrica de Chocolate", adaptação para o cinema da obra clássica do escritor britânico Roald Dahl, concorre ao Oscar de melhor figurino.

19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: de 9 a 19 de março, das 10h às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana, tel.0/xx/11/6226-0400)
Ingressos: R$ 10.
Os ingressos serão vendidos também pelo site (www.bienaldolivrosp.com.br).

Leia mais
  • Ingresso da Bienal dará desconto em livros
  • Bienal do Livro de SP lança 3 mil títulos em março

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bienal Internacional do Livro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página