Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2006 - 15h27

Fortaleza recebe festival de jazz e blues

Publicidade

MÁRCIO DINIZ
da Folha Online, em Guaramiranga (CE)

Depois de ditar o ritmo no Carnaval da pequena Guaramiranga, na serra cearense, a 7ª edição do Festival de Jazz e Blues aporta na capital do Estado, Fortaleza, com uma versão mais compacta, mas não menos atrativa.

Chico Gadelha/Divulgação
Público faz fila para assistir show de João Donato
Público faz fila para assistir show de João Donato
De hoje até domingo, João Donato, Leny Andrade, André Christovam, Leo Galdelman, Márcio Montarroyos, Toninho Ferraguti, Manassés, Lina Nymberg e Kenny Brown passam pelo palco do Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro (antigo Cine São Luiz).

É uma boa oportunidade para quem não pôde subir a serra para prestigiar os shows que agitaram a cidade de cerca de 5.000 mil habitantes e de clima ameno --entre 16ºC e 20ºC nesta época do ano. Frio para os cearenses.

Guaramiranga

Nos quatro dias do evento, o teatro Raquel de Queiroz teve lotação máxima em todas as noites. A dama da bossa nova e do jazz brasileiro Leny Andrade abriu a sétima edição do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga --que se consolida com um dos principais do gênero no país-- no sábado.

Leny brindou o público com clássicos como "Chega de Saudade", de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, "Céu e Mar", de Johnny Alf, "Batida Diferente", de Durval Ferreira e Maurício Einhorn, entre outros. Antes dela, subiram ao palco o acordeonista paulista Toninho Ferragutti e o baixista cearense Ricardo Leite.

Chico Gadelha/Divulgação
A cantora sueca Lina Nyberg, em Guaramiranga
A cantora sueca Lina Nyberg, em Guaramiranga
A noite de domingo foi dedicada ao blues e ao jazz-fusion. O grupo cearense De Blues em Quando se encarregou de aquecer a platéia para o show de André Cristovam, principal nome do gênero no país. Com 30 anos de carreira, o músico paulista, que já tocou ao lado de Albert Collins, John Lee Hooker, Junior Wells, John Mayall e B.B. Odon, mostrou músicas próprias e composições que influenciaram sua trajetória no cenário nacional e internacional.

Em um verdadeiro clima de festa, o saxofonista Leo Gandelman encerrou a segunda noite do festival "desfilando" pela platéia como um corso carnavalesco ao som de uma versão bem eletrônica de "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu. Acompanhado de uma banda formada por músicos jovens, mas muito competentes, o instrumentista carioca apresentou músicas do seu novo CD "Loudjazz" e gravações de seus discos anteriores.

A terceira noite do festival levou ao palco do teatro Raquel de Queiroz o intérprete cearense Marcus Britto e a cantora Lina Nyberg, da Suécia. Com músicas que mesclam o jazz tradicional com o pop, passando pelo experimental, Nyberg surpreendeu o público com o "Canto de Ossanha, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, cantada em português.

Chico Gadelha/Divulgação
João Donato, o homenageado na 7ª edição do festival
João Donato, o homenageado na 7ª edição do festival
O show mais esperado da noite era o do pianista, cantor e compositor João Donato, grande homenageado pelo festival este ano. E ele não decepcionou o público.

Um dos pais da bossa nova e que este ano completa 57 anos de carreira, Donato, aos 71 anos, mostrou em pouco mais de uma hora de show suas principais composições como "Lugar Comum", "Muito à Vontade", "Bananeira", "Amazonas", "Naquela Estação", "A Rã" e "A Paz" (com letra de Gilberto Gil), cantada por um coro de mais de 500 pessoas que estavam na platéia.

A última noite do festival foi aberta pelo guitarrista e compositor cearense Cristiano Pinho. Logo depois foi a vez do trio formado pelo trumpetista Marcio Montarroyos, do violonista Manassés e do percursionista Alex Holanda subir ao palco. O grupo foi formado especialmente para o festival.

O guitarrista norte-americano Kenny Brown encerrou a noite misturando o blues de Nova Orleans com R&B e uma levada mais rock em algumas músicas. O músico empolgou o público, que dançou e acompanhou Brown em "Wonderful World", de Louis Armstrong, e no biz "What's Going On", de Marvin Gaye.

Tenda

Na tenda Sesc/Sebrae rolaram as jam sessions e os shows do trio Tony-Sorriso-Hélio Jazz Standards, formado pelo neo-zelandês Tony Hopkins (bateria) e os pernambucanos Hélio Silva (contrabaixo) e Ricardo Sorriso (guitarra), do grupo recifense de blues El Mocambo, do 5 Tons, do Ceará, e do Jubileu e Banda, do Rio Grande do Norte.

Programação em Fortaleza

Dia 02/03 - Quinta-feira
21h - Lina Nyberg (Suécia) e Leo Gandelman
Dia 03/03 - Sexta-feira
21h - João Donato, Marcio Montarroyos, Manassés e Alex Holanda
Dia 04/03 - Sábado
21h - Cristiano Pinho e Leny Andrade
Dia 05/03 - Domingo
21h - André Christovam e Kenny Brown (EUA)
Local: Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro (antigo Cine São Luiz), praça do Ferreira, no centro de Fortaleza
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

O jornalista Márcio Diniz viajou a convite da organização do festival

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Jazz de Guaramiranga
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página