Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2006 - 11h26

Hollywood reforça segurança para festa do Oscar

Publicidade

da France Presse, em Hollywood

Para que não escape nenhum detalhe de segurança na festa do Oscar, em Hollywood, neste domingo (5), as autoridades locais estão se preparando fortemente, mobilizando policiais, cães farejadores e até especialistas em ataques com gás.

Desde a semana passada, barreiras policiais bloqueiam o coração do bairro histórico do cinema americano, 15 quilômetros a noroeste do centro de Los Angeles.

No perímetro dos cinemas e teatros da meca do espetáculo, os operários trabalham na montagem dos estrados e dos projetores que têm que estar prontos para o grande evento do ano. "Existem duas áreas de segurança: uma na qual os moradores do setor, comerciantes e clientes sempre vão poder entrar, e outra onde qualquer entrada estará reservada às pessoas que tiverem credenciais para o Oscar", informou o tenente Paul Vernon, porta-voz da polícia de Los Angeles (LAPD).

Isto significa que dez ruas deste bairro repleto de cinemas, por onde se caminha sobre uma calçada com nomes de personalidades do entretenimento e lojas de suvenires, ficarão inacessíveis para os mortais comuns.

Todo este dispositivo tem a missão de proteger o Teatro Kodak, no Hollywood Boulevard, por onde desfilarão os astros e as estrelas de cinema, sob o olhar atento de um bilhão de telespectadores do mundo inteiro que, como acontece anualmente, acompanhará a festa pela televisão.

A mobilização de unidades de segurança, dotadas de diferentes armas para resguardar a festa do cinema, está de acordo com o clima de cautela que impõem as autoridades americanas depois dos atentados de 11 de setembro de 2001. No entanto, o tenente Vernon garante que os atentados de 2001 não incidiram na postura das autoridades em relação a novas ameaças.

A segurança sempre foi extrema, diz ele. "A probabilidade de que alguém tente sabotar [a cerimônia] sempre foi alta, portanto continuamos de olhos abertos e nos prevenindo tudo até o limite", acrescentou o oficial.

Embora não haja ameaça específica contra o Oscar, a polícia de Los Angeles mobilizará "várias centenas" de seus membros no local, disse o tenente Vernon. Esses policiais, que dependerão de um posto de comando avançado no qual participarão bombeiros, a Polícia Federal americana (FBI) e agentes de segurança privados, estarão a postos nas horas anteriores ao evento. Alguns estarão à paisana.

Gás

Até mesmo um ataque terrorista com gás foi previsto pelos encarregados da segurança, razão pela qual os bombeiros especializados em substâncias químicas perigosas estarão atentos para intervir, confirmou Brian Humphrey, porta-voz dos bombeiros de Los Angeles (LAFD).

"Todos os recursos da polícia estão a postos para reagir em segundos caso seja necessário", informou o tenente Vernon, membro da polícia de Los Angeles, que dispõe de franco-atiradores de elite em suas fileiras.

"As medidas de segurança sempre foram fortes e onipresentes e estamos certos de que nossos convidados e ganhadores estarão fora de perigo", afirmou por sua vez John Pavlik, diretor de comunicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que concede os prêmios.

Leia mais
  • Confira a lista completa de indicados ao Oscar

    Especial
  • Veja a cobertura completa do 78º Oscar
  • Apostas: Quem serão os vencedores nas principais categorias?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página