Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2006 - 15h58

Diretor de "Paradise Now" acusa Israel de terrorismo

Publicidade

da Ansa, em Tel Aviv

O diretor do filme palestino "Paradise Now", indicado ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro, disse que Israel pratica o "verdadeiro terrorismo", e não os palestinos que cometem ataques suicidas.

"Uma bomba humana não pode ser definida como um terrorista. É simplesmente um homem com uma bomba. Os atentados suicidas são uma reação ao terrorismo de vocês", disse o cineasta Hany Abu-Assad em entrevista ao jornal israelense "Yediot Ahronot".

"A ocupação, os ocupantes: aqui estão os verdadeiros terroristas", exclamou Abu-Assad, um árabe cidadão de Israel que reside há vários anos na Europa.

O filme gerou grande polêmica e é considerado por Israel como muito benevolente quando retrata dois terroristas suicidas se preparando para cometer um atentado em Tel Aviv. Os atentados suicidas "são operações de contra-terrorismo", disse o cineasta, que recentemente ganhou um Globo de Ouro.

O fato de "Paradise Now" ter sido premiado com um Globo de Ouro causou a indignação de uma família de israelenses que perdeu seu filho, Assaf Zur, de 17 anos, há três anos em um atentado suicida cometido por palestinos em Haifa.

A explosão do ônibus em que o adolescente estava matou 17 pessoas. Segundo o pai da vítima, aqueles que decidiram premiar o filme "devem ser vistos como colaboradores de futuros atentados suicidas".

"Sei que não ganharei o Oscar", comentou Abu-Assad. "O Globo de Ouro é um prêmio diferente. São jornalistas, pessoas jovens. O Oscar, por outro lado, é um assunto complexo. Acredito que, se no final houver uma votação apertada, o voto de dois ou três conservadores será decisivo, mesmo que a maioria vote de acordo com o coração", concluiu.

Leia mais
  • Confira a lista completa de indicados ao Oscar

    Especial
  • Veja a cobertura completa do 78º Oscar
  • Apostas: Quem serão os vencedores nas principais categorias?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página