Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2006 - 11h15

Clooney concorre como coadjuvante por "Syriana"

Publicidade

da Efe, em Los Angeles

O americano George Clooney defende na 78ª edição dos Oscar a primeira candidatura de sua carreira como ator coadjuvante, por seu trabalho no filme "Syriana - A Indústria do Petróleo".

Clooney, 44, interpreta um agente secreto veterano que se envolve em uma complicada trama política no Oriente Médio, que serve para mostrar as intrigas econômicas e sociais da região no filme.

"Syriana" concorre ainda ao prêmio de melhor roteiro original, embora o filme seja inspirado em um romance de Robert Baer.

O ator, que ficou famoso na série de televisão "Plantão Médico" nos anos 90, também concorre ao Oscar de melhor direção e roteiro original este ano por "Boa Noite e Boa Sorte". É a primeira vez que alguém defende as três candidaturas por filmes diferentes.

Apesar de sua carreira como um dos astros mais populares e mais bem pagos de Hollywood, Clooney aceitou o papel de coadjuvante em 'Syriana' levado por sua consciência política.

"Vi que era um roteiro inteligente e acho que é importante fazer filmes que toquem temas atuais", resumiu o ator, que engordou 15 quilos e deixou a barba crescer para se afastar de sua imagem de galã hollywoodiano.

"Eu me vejo mais como um ator coadjuvante", acrescentou o intérprete de filmes como "Onze Homens e um Segredo" (2001), "Irresistível Paixão" (1998) e "E aí, meu irmão, cadê você?" (2000), entre outros.

Sua forma física em "Syriana" lhe trouxe graves problemas de saúde. Na filmagem de uma cena em que seu personagem é torturado, o ator caiu e, com o seu excesso de peso, se chocou de tal forma que perdeu o fluido da espinha dorsal.

O filho do jornalista Nick Clooney e sobrinho da cantora country Rosemary Clooney concorre na categoria de melhor ator coadjuvante desta edição do Oscar com Matt Dillon ("Crash - No Limite"), Paul Giamatti ("A Luta pela Esperança"), Jake Gyllenhaal ("O Segredo de Brokeback Mountain") e William Hurt ("Marcas da Violência").

Leia mais
  • Confira a lista completa de indicados

    Especial
  • Veja a cobertura completa do 78º Oscar
  • Apostas: Quem serão os vencedores nas principais categorias?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página