Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2006 - 17h50

Fotógrafo Gordon Parks morre aos 93 anos

Publicidade

da Folha Online

O cineasta, fotógrafo e autor norte-americano Gordon Parks morreu nesta terça-feira em Nova York, aos 93 anos, segundo informou seu sobrinho.

10.nov.2000/AP
Gordon Parks morreu em NY aos 93 anos
Gordon Parks morreu em NY aos 93 anos
Parks dirigiu o célebre policial "Shaft" (1971), um dos longas que deu origem ao movimento cinematográfico conhecido como "blaxploitation", que tinha filmes feitos com atores negros nos papéis principais e trilha sonora com ritmos como o soul e o funk.

Ele também trabalhou como fotógrafo para a revista "Life" por 20 anos e registrou, em 1961, a história de um garoto brasileiro pobre e asmático, Flavio da Silva, fazendo com que os leitores da revista doassem US$ 30 mil para o tratamento do menino e para que sua família comprasse uma casa.

Nascido em Fort Scott, Kansas, Parks ficou órfão aos 15 anos e cresceu como sem-teto. Ele fez vários tipos de trabalhos braçais até começar a trabalhar com fotografia, no final dos anos 30. No final da década de 1940, ele entrou para a equipe da revista "Life" e tornou-se o primeiro fotógrafo negro empregado pela revista.

O primeiro filme de Gordon Parks, porém, foi "A Árvore da Solidão" ("The Learning Tree"), de 1969, adaptado de um livro que ele próprio escreveu sobre sua infância como menino negro pobre no Kansas na década de 1920.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gordon Parks
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página