Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2006 - 08h00

Veja a programação do Salão de idéias

Publicidade

da Folha Online

Sucesso em todas as edições, o espaço Salão de Idéias permite que os leitores fiquem cara a cara com seus autores preferidos. Cerca de 20 convidados estrangeiros e mais de 90 brasileiros já confirmaram presença.

A programação deste ano traz nomes como Lya Luft, Pedro Bandeira, Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles, Ignácio de Loyola Brandão, Rubem Alves, Moacyr Scliar e Ferreira Gullar.

Entre os estrangeiros estarão presentes o norte-americano Mark Baker, autor da comentada obra "Jesus, o Maior Psicólogo que já existiu". Além do russo Gary Shteyngart, aclamado como um dos mais talentosos autores contemporâneos, e o americano James Hunter, autor do best-seller "O Monge e o Executivo".

As sessões são gratuitas e acontecem diariamente em um auditório para 350 pessoas. Para participar é necessária a retirada de senha, distribuída no balcão em frente ao auditório, com duas horas de antecedência.

Quarta-feira (dia 15)

Especial: A leitura como ponto fundamental na formação de crianças e jovens
10h - Abertura
Oswaldo Siciliano - Presidente da Câmara Brasileira do Livro
José Henrique Paim Fernandes - Presidente do FNDE
Daniel Silva Balaban -Diretor de Ações Educacionais do FNDE

10h30 às 12h00 - 1° painel
Tema: O papel do livro infantil na formação das crianças em alfabetização
Convidados:
Susana Sanson -editora
Ziraldo Alves Pinto -autor
Regina Zilberman -autora e educadora
Jane Cristina Silva - Coordenadora geral de estudos e avaliação de materiais - Secretaria de Educação Básica - MEC
Alexandre Cerwi - Coordenador geral dos programas do livro - FNDE
Mediadora: Mirna Pinsky - autora


12h00 às 12h30 - perguntas e debate

14h00 às 15h30 - 2° painel
Tema: A importância do livro para a formação intelectual de jovens estudantes
Convidados:
Breno Lerner - editor
Ana Maria Machado - autora
Marina Colasanti - autora
Silvério Morais da Cruz - Coordenador de avaliação e qualidade dos programas do livro - FNDE
Mediador: Nilson José Machado - autor e professor da Faculdade de Educação da USP

15h30 às 16h00 - perguntas e debate

16h00 às 17h00
Apresentação dos trabalhos do MEC e FNDE
Alexandre Cerwi - Coordenador geral dos programas do livro - FNDE
Jane Cristina Silva - Coordenadora Geral de estudos e avaliação de materiais - Secretaria de Educação Básica - MEC

18h - Todas as formas de contar histórias
Vitório Káli, Aydano Roriz, Fabrício Carpinejar e Saturnino Braga
Escritor português descendente de alemães, Vitório Káli escreve sobre coisas fantásticas e irreais, mundos paralelos, personagens, tempos e espaços que se interpenetram. Seu mais recente livro, 'Tupáriz', é uma reunião de novelas que podem ter uma única palavra, uma única página com apenas o título ou 60 páginas com uma história densa de tirar o fôlego. Os autores brasileiros Roriz, Carpinejar e Braga participarão deste bate-papo sobre as formas de contar histórias.

20h30 - Crueldade e violência na sociedade brasileira
Rinaldo de Fernandes, Nélida Piñon, Ivan Ângelo, Luiz Fernando Emediato, Nelson de Oliveira, Joca Terron e Márcia Denser
Rinaldo Fernandes organizou a antologia 'Contos Cruéis', reunindo 47 contistas que tratam da crueldade e violência na nossa sociedade. Nesse encontro, o organizador reúne 6 desses contistas contemporâneos para discutir o aumento da violência física e psicológica nos últimos anos. E de como a realidade atual tem sido inspiração para histórias agressivas, contundentes, assustadoras, sangrentas e tensas, que revelam essa face às vezes oculta da sociedade urbana brasileira.

Quinta-feira (dia 16)

11h - Pintando e bordando nas prateleiras da biblioteca
Angela-Lago, Caio Riter, Gabriel, o Pensador e Daniel Bueno
Premiados autores e ilustradores e um cantor de sucesso que resolveu escrever para crianças, conversam com o público adulto sobre a magia colorida dos personagens que nascem nos seus livros para povoar a memória de seus leitores.

14h - O papel da escola e da família na educação
Lidia Aratangy, Leonardo Posternak e Rosely Sayão
Aratangy é psicóloga e professora universitária. Leonard Posternak é pediatra e professor da PUC/SP. Os dois são autores de "Livro dos Avós", que apresenta novas perspectivas sobre o papel que as pessoas representam para os filhos de seus filhos. Rosely Sayão é psicóloga, articulista da Folha de São Paulo e especialista em educação e sexualidade. Os três participam desse painel sobre valores da família, escola e educação de filhos e netos.

17h - O controle que a mídia exerce sobre a mente das pessoas
Sidney Pike, Vicente Adorno, Sérgio Moya, Álvaro Moya e Roberto Muylaert
O ex-presidente da CNN Internacional, Sidney Pike, e seus convidados vão colocar questões do jornalismo atual e os bastidores da grande rede de notícias norte-americana na mesa de discussão.
(com tradução simultânea)

20h - A partir de uma página em branco
Antonio Calloni, Silviano Santiago e Ignácio de Loyola Brandão
Qual o processo de construção de um personagem? Como dar vida às primeiras idéias? Qual o peso da influência do cotidiano? Loyola Brandão, Santiago e Calloni conversam com o público do Salão de Idéias sobre como encontrar o ponto de partida para afastar a angústia da página em branco.

Sexta-feira (dia 17)

11h - Qualidade de vida - Crônicas de medicina e saúde
Moacyr Scliar
O premiado autor gaúcho, membro da Academia Brasileira de Letras, também é médico em atividade na saúde pública em Porto Alegre. Às vezes, os dois ofícios se entrelaçam.

13h30 - Os valores na educação dos jovens
Içami Tiba
O psiquiatra ensina pais e educadores a lidar com o comportamento de filhos e alunos.

16h30 - Para onde vai a língua escrita? Texto, imagem e hipertexto
Lina Wertmuller e Alberto Abruzzese
Discípula de Federico Fellini e primeira diretora de cinema indicada para o Oscar na década de 1970, quando as produções italianas estavam no auge, Lina Wertmuller tem sua vida associada à história do cinema. Engajada e de estilo contundente, continua na ativa e preocupada com questões sociais. Ao lado do também italiano Alberto Abruzzese, ensaísta e professor da Universidade La Sapienza, de Roma, tratarão de um assunto que dominam com grande propriedade.
(com tradução simultânea)

18h30 - Ensaio sobre o amor na literatura
Laura Kipnis, Mirian Goldenberg e Márcia Tiburi
A autora americana Laura Kipnis é professora de comunicações na Northwestern University. Foi bolsista das Fundações Guggenheim e Rockefeller, e do National Endowment of the Arts. Autora de vários ensaios e artigos sobre política sexual e cultura contemporânea, debate com suas convidadas a idéia do amor romântico na ficção e na vida real.
(com tradução simultânea)

20h30 - "Pecados da Alegria"
Lina Wertmuller, Cinzia Gangarella e Ottavia Fusco
Wertmuller volta ao Salão de Idéias, dessa vez acompanhada pela atriz Ottavia Fusco e pela pianista Cinzia Gangarella para apresentar o espetáculo teatro-musical "Pecados da Alegria". A arte italiana proporcionará uma sessão memorável para encerrar as atividades desse dia.
(com tradução simultânea)

Sábado (dia 18)

11h - Escrever, contar e encantar
Ruth Rocha e Walcyr Carrasco
Amada pelas crianças, Ruth Rocha encontra-se com Walcyr Carrasco, reconhecido novelista, cronista e escritor. Juntos, vão falar sobre a fina arte de escrever histórias. Vão contar episódios de suas carreiras, seus primeiros textos, suas influências, de onde extraem tanta inspiração e, principalmente, como desenvolveram suas técnicas narrativas para encantar todas as tribos.

13h30 - Retratos Literários
Lya Luft
A escritora Lya Luft está presente nas listas de best-sellers e no Salão de Idéias. Autora consagrada, de personalidade marcante e idéias fortes, participará de um interativo bate-papo sobre livros e crônicas que publica com grande sucesso.

16h00 - No Salão com Danuza
Danuza Leão
Aos 15 anos freqüentava a casa do pintor Di Cavalcanti. Aos 19, foi a primeira modelo brasileira a desfilar no Exterior. Aos vinte, casou-se com um jornalista poderoso que tinha o dobro da sua idade. Foi dona de butique, membro de júri de programa de auditório, relações-públicas, entrevistadora de TV, produtora de novela. Virou cronista, escreveu sobre etiqueta moderna, fez sucesso. Agora, escreveu quase tudo que viveu. Descubra porque Danuza sempre foi um sucesso!

18h30 - Questionamentos comuns ao humano contemporâneo
Mário Sérgio Cortella
Cortella é educador e filósofo. Também é consultor no campo da Ética, Educação e Gestão do Conhecimento. Provocador de reflexões, também é um dos palestrantes mais requisitados e admirados do país. Se você acha que precisa pensar diferente, pensar o novo, venha ouvir coisas surpreendentes.

20h30 - Retratos literários
Nélida Piñon
Vencedora do Prêmio Príncipe das Astúrias e do Prêmio Jabuti - Livro do Ano de Ficção 2005, a imortal e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Nélida Piñon estará no Salão de Idéias para conversar com o público sobre sua vida, sua obra e seu mais recente romance "Vozes no Deserto".

Domingo (dia 19)

11h - A influência do futebol na cultura do brasileiro
André Ribeiro e Vladir Lemos
Ambos gostam muito de futebol. Por isso, o escritor Ribeiro é chefe de pauta do departamento de esportes da TV Cultura de São Paulo. Lemos também é jornalista esportivo da mesma emissora. Especializaram-se em reportagens especiais e já produziram mais de uma centena de documentários sobre ídolos do futebol brasileiro e mundial. Às vésperas da Copa do Mundo é preciso discutir futebol e a sua influência na cultura brasileira.

15h - Reflexões: abrindo horizontes
James Hunter
O americano James Hunter, autor de "O Monge e o Executivo", sabe porque escreveu esse best-seller: foi durante mais de 20 anos o consultor-chefe de uma empresa focada em treinamento e relações de trabalho e palestrante nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Toda essa experiência acumulada foi a matéria-prima para a obra que permanece há muito tempo na lista dos mais vendidos em todo mundo. Venha decifrar os segredos do monge e do executivo.
(com tradução simultânea)

17h- Pra ficar na história
Ruy Castro e Fernando Morais
Na último dia do Salão de Idéias de 2006, um encontro pra ficar na história: Ruy Castro e Fernando Morais são jornalistas e escritores de raro talento.

19h30- Invenção e memória
Lygia Fagundes Telles
Mais do que uma grande dama da literatura, consagrada, premiada e aclamada por gerações, Lygia Fagundes Telles, membro da Academia Brasileira de Letras, é uma verdadeira bordadeira de véus. Seu primeiro livro de não-ficção reúne textos selecionados em arquivos de jornais e revistas. Lygia também conversará sobre sua vasta obra de ficção que incluem "Ciranda de Pedra", "As meninas" e outros clássicos da literatura brasileira contemporânea.

*programação sujeita a alterações

Leia mais
  • Crianças e adolescentes têm vantagem na Bienal
  • Bienal confirma presença de autores estrangeiros
  • Feira de livros tem programação para as crianças
  • Ingresso da Bienal custa R$ 10 e dá desconto em livro

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a Bienal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página