Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2006 - 15h54

Marinheiros ingleses usarão uniforme em parada gay

Publicidade

da Ansa, em Londres

A Marinha britânica (Royal Navy) permitirá, pela primeira vez em sua história, que marinheiros homossexuais participem uniformizados da Parada do Orgulho Gay, realizada todo ano no dia 1º de julho no centro de Londres.

O vice-almirante Adrian Johns, segundo no comando da Royal Navy, declarou que aceitou o pedido de um grande número de marinheiros gays para participar da passeata.

A decisão histórica foi aprovada também pelo almirante sir Jonathon Band, lord e chefe da Marinha britânica. "Não me preocupo com a orientação sexual de cada um, contanto que não afete a eficiência operacional das nossas esquadras", disse o almirante Band.

A medida foi tomada em conjunto com o grupo de direitos para gays e lésbicas Stonewall, um dos organizadores da Parada do Orgulho Gay.

Os homossexuais foram proibidos de ingressar nas Forças Armadas britânicas em janeiro de 2000. No final de 2004, a Royal Navy e o Stonewall lançaram uma campanha conjunta contra a discriminação de homossexuais e a favor da inclusão deles na Marinha.

O desfile de marinheiros gays cruzará a Oxford Street, principal rua comercial de Londres, e irá até a Regent Street e a praça Picadilly Circus.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre parada gay
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página