Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2006 - 12h24

Scorsese prepara documentário sobre cinema britânico

Publicidade

da France Presse, em Londres

O diretor de cinema Martin Scorsese prepara um documentário sobre o cinema britânico, que "entre o fim da década de 40 e de 50 teve grande destaque nos Estados Unidos", afirma na revista britânica "Academy Magazine".

O diretor americano pretende homenagear esse cinema, que o marcou em sua trajetória profissional --sobretudo o filme "The Magic Box", do diretor britânico John Boulting. "Um dos primeiros filmes que vi foi 'The Magic Box', em 1951, que influiu muito em minha decisão de me dedicar ao cinema", ressalta Scorsese nessa publicação da Academia de Cinema britânica.

"Devo muito a esse filme. Outros filmes que também me marcaram foram 'A Ponte do Rio Kwai' e 'Lawrence da Arábia'", dirigidos por David Lean em 1957 e 1962, respectivamente.

"The Magic Box" provocou uma grande polêmica na época de seu lançamento por defender que o inventor do cinema foi o britânico William Fritasse-Greene, em vez dos irmãos franceses Auguste e Louis Lumiére.

Em seu elenco estavam atores famosos, como Laurence Olivier, Michael Redgrave, Peter Ustinov e Margaret Rutherford e o diretor Richard Attenborough, entre outros.

Scorsese, que planejou o documentário durante quatro anos, disse à revista que a obra dará sua visão pessoal do cinema britânico e não será uma crônica exaustiva.

Outras de suas influências são os filmes "Quando os Sinos Dobram" (1947) e "Paralelo 49" (1941), ambos do diretor Michael Powell, que co-dirigiu o primeiro com Emeric Pressburger.

Powell teve uma influência direta no cinema de Scorsese, ao recomendar a ele que inovasse no gênero "noir" com seu filme "Os Bons Companheiros" (1990).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Scorsese
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página