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03/11/2000 - 04h04

Estrelas do telejornalismo comandam canais de TV na Web

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LAURA MATTOS, da Folha de S.Paulo

"Cada um pode ser um Boni, virar um diretor de TV." É assim que, entusiasmado, Paulo Henrique Amorim fala sobre a tão nova relação entre o internauta e a televisão por Internet.

O jornalista, que comanda o "UOL News" (canal de notícias do UOL) desde 31 de julho, deixou de explorar sozinho a trilha do telejornal pela Web. Desde quarta-feira da semana passada, Lilian Witte Fibe está ancorando o "Jornal da Lilian", do portal Terra.

Não é necessário ter uma supermáquina para assistir aos dois programas (leia texto nesta página). Na banda estreita, que domina o mercado brasileiro, a qualidade de vídeo e áudio não é perfeita, mas isso não chega a inviabilizar ao internauta essa interessante experiência.

O esperado "video on demand" (possibilidade de montar sua própria grade de programação, que poderia acontecer na TV digital) é o que faz Paulo Henrique Amorim chamar o internauta de Boni, em uma referência a José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, diretor mais famoso da história da Globo.

Tanto o "UOL News" quanto o "Jornal da Lilian" têm boletins ao vivo e deixam vídeos exibidos anteriormente disponíveis no site. Assim, diferentemente da velha cultura de sentar no sofá naquele "bat" horário para acompanhar o "Jornal Nacional", ninguém precisa sair correndo se quiser ver o boletim das 16h ou das 17h. Se a notícia não estiver interessante, é só dar um "stop" e abrir outro vídeo. Um texto geralmente acompanha as imagens, o que torna os sites "navegáveis" àqueles que não tenham ferramentas tecnológicas para a imagem.

Apesar das dificuldades da tecnologia, o negócio promete ser uma alternativa de um telejornalismo mais aprofundado que o da televisão. "A TV aberta, lamentavelmente, hoje é o território da banalização. A Internet pode ser um reduto de resistência e qualidade. O jornalismo da TV aberta se desvalorizou e é possível que a Internet reverta essa quadro", diz Paulo Henrique Amorim.

Com uma semana de experiência no novo meio, o que mais deixou Lilian Witte Fibe impressionada foi a rápida resposta do público. "Pelo e-mail, o internauta acaba definindo nossas pautas. Recebo desde mensagens com cantadas até de um internauta que quer informações sobre o cobre na bolsa de metal de Londres. Na TV isso não acontece. Na Globo, tínhamos apenas dados de audiência e um relatório semanal do CAT (Central de Atendimento ao Telespectador). Eu não tinha muita idéia do perfil do meu telespectador", disse.

Concorrência

O telejornalismo da Internet começou, nos últimos dias, a sentir o gostinho da briga por audiência, tão comum na televisão. Quarta-feira da semana passada, dia da estréia do "Jornal da Lilian", dois computadores ligados lado a lado transmitiam, na redação do "UOL News", a programação da casa e da concorrente.

Estrategicamente, o UOL também reformulou o site do "UOL News", colocando a nova versão no ar poucos minutos depois do lançamento do canal de notícias do Terra. "Resolvemos receber a Lilian com mudanças", disse Paulo Henrique Amorim.

Ele e Lilian Witte Fibe ganham mais uma concorrente em breve. A
jornalista Mona Dorf foi contratada pela AOL e deve comandar um produto que irá concorrer com os telejornais do UOL e do Terra. "Estou empolgado com a concorrência. Nós três somos competidores ferozes. Sei que elas gostam de competir e eu também gosto", disse Paulo Henrique.

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