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24/03/2006 - 17h03

Theatro São Pedro inaugura sessão de ópera

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da Folha Online

A ópera "Orfeo Favola in Musica", de Claudio Monteverdi, inaugura nos dias 30 de março e 1 e 2 de abril a Temporada Lírica 2006 que a APAA (Associação Paulista de Amigos da Arte) realizará no Theatro São Pedro.

Ao todo serão apresentadas óperas até o mês de dezembro, além de uma programação especial na série "Ópera do Meio-Dia", que reunirá montagens em apresentações gratuitas, sempre às terças-feiras, em horário alternativo.

A montagem produzida pelo núcleo de Música Antiga da ECA-USP conta com direção musical de Mônica Lucas e Sérgio Carvalho, regência de José Roberto de Paulo. No elenco, entre outros, estão os solistas Mário Sevílio (Orfeo), Raquel Farias (Euridice), Luciana Pansa (Messaggera), Márcia Soldi (Musica Proserpina) e Edison Matos (Caronte). A direção cênica é de Diego José Villar e os figurinos de Marina Prado.

O espetáculo é considerado o primeiro sucesso da história da ópera, praticamente inaugurando o gênero. Composta em 1607 por Claudio Monteverdi, a peça mostra o caminho do semideus Orfeo, que fazia as feras adormecerem com seu canto divino.

A APAA é uma Organização Social Cultural criada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, para articular e organizar esforços com vistas à execução da política cultural da secretaria, com base num contrato de gestão firmado em 2004.

Além do Theatro São Pedro, onde será apresentada a ópera "Orfeo", a associação administra também o Auditório Cláudio Santoro (Campos do Jordão), o Teatro Maestro Francisco Paulo Russo (Araras), o Teatro Sérgio Cardoso e o Centro Superior de Estudos Authos Pagano, ambos em São Paulo.

Veja abaixo a programação no Theatro São Pedro

"CAIXEIRO DA TAVERNA"
De Guilherme Bernstein
27, 29 e 30 de abril
Comédia baseada na peça homônima de Martins Pena. Um ambicioso caixeiro viajante se envolve numa situação inusitada ao se casar por interesse com uma rica viúva, apesar de já ser casado com outra mulher. Composta pelo carioca Guilherme Benstein e encenada por André Heller, a ópera estréia em São Paulo após temporada no CCBB/RJ Entre os solistas estão Homero Velho e Flávia Fernandes, além de orquestra na formação instrumental original.

"I CAPULETI E I MONTECCHI"
de Vincenzo Bellini
25, 27 e 28 de maio
Uma das grandes peças novecentista, esta ópera teve seu enredo criado por Bellini e pelo libretista Felice Romani, a partir da leitura de Nicola Vaccai para o texto de Shakespeare, em 1825. A realização da ópera é uma parceria com a produtora Cia. Ópera São Paulo e o Istituto Italiano di Cultura. No palco, a direção de cena será do argentino Boris Laures e, entre os solistas, estarão a mezzo-soprano Luciana Bueno e o tenor Eduardo Itaborahy.

"ÓPERA DOS TRÊS VINTÉNS"
De Kurt Weill
09, 10 e 11 de junho
Com texto de Bertolt Brecht, a montagem mostra a vida promíscua e conturbada de personagens do Soho londrino, entre pessoas de boa índole, malandros, policiais corruptos e prostitutas. No Brasil, a obra foi adaptada por Chico Buarque para a "Ópera do Malandro". Solistas do curso de canto da UNESP, coordenados por Martha Herr, estarão no palco, sob direção de Katiane Rangel e regência do Maestro Paulo Maron. O Projeto é do Núcleo Universitário de Ópera da UNESP.

"L'ELISIR D'AMORE"
De Gaetano Donizetti
27, 29 e 30 de julho
Ópera do século 19, que narra comicamente o ingênuo triângulo amoroso que envolve a mocinha Adina e seus dois pretendentes: o jovem Nemorino e o oficial Belcore. Um charlatão inventa a "Poção do Amor" e tenta favorecer o primeiro. A montagem é uma parceria entre a Cia Ópera São Paulo e Istituto Italiano di Cultura. Regência de Emiliano Patarra e direção do encenador italiano Enzo Dara, com Gabriela Pace, Sandro Christopher e Rodrigo Esteves.

"CAMBIALE DI MATRIMONIO"/"SIGNOR BRUSCHINO"
De G. Rossini
24, 26 e 27 de agosto
Duas peças cômicas de Gioachino Rossini, compostas no início de sua bem-sucedida carreira. A primeira envolve um contrato de casamento entre um rico mercador londrino e um colono canadense. E a segunda explica-se pelo seu próprio subtítulo: "Il figlio per azzardo" ("o filho por acaso"). A encenação e direção do par de espetáculos é assinada por Walter Neiva.

"A TEMPESTADE"
De Ronaldo Miranda
28 e 30 de setembro, 1 de outubro
Estréia mundial da obra do compositor carioca, pela Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

"S.M. PINAFORE"
De Arthur Sullivan e William S. Gilbert
27, 28 e 29 de outubro
A quarta parceria entre William e Gilbert conta a história de Josephine, que é apaixonada por um marinheiro. O humilde marujo, porém não desfruta da simpatia do pai da moça, o Capitão Corocoran, que prefere vê-la casada com um almirante britânico. O projeto é apresentado pelo Núcleo Universitário de Ópera / Depto. De Música da UNESP. Com direção cênica de Katiane Rangel, regência de Paulo Maron e solistas do Curso de Canto da UNESP, sob coordenação de Martha Herr.

"O HOMEM QUE CONFUNDIU A SUA MULHER COM O CHAPÉU"
29 de novembro, 1 e 3 de dezembro
De M. Nyman
Autor de trilhas sonoras de filmes como "O Piano", Nyman baseou-se no conto do neurocirurgião Oliver Sacks para escrever esta ópera. Em cena, um cantor profissional sofre de agnosia (incapacidade de reconhecer o que se vê). A música minimalista traz soluções dramáticas modernas e surpreendente. Produzida em parceria da APAA com Ato Primo Produção Cultural, a montagem terá a participação da atriz e diretora Denise Stoklos, além dos cantores Fernando Portari, Stephen Bronk, Claudia Riccitelli e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

"ALBERT HERRING"
De Benjamin Britten
15 de dezembro
Baseada em conto de Guy Maupassant ("Le Rosier de Madame Husson"), a ópera conta em três atos a história de uma pequena comunidade inglesa que se prepara para a primavera, onde será coroada a Rainha da Estação. Envolvido numa trama cômica, o ingênuo Herring acaba ganhando o título, para transtorno do conservador vilarejo e seus moradores. A produção é da Ópera Estúdio da Universidade Livre de Música, sob coordenação de Mauro Wrona.

ÓPERA DO MEIO-DIA
No Saguão do Teatro, serão apresentadas árias de óperas muito conhecidas do grande público, com entrada franca. O formato deve itinerar pelos dois teatros atualmente sob gestão da APAA no interior de São Paulo Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão) e Teatro Maestro Francisco Paulo Russo (Araras). As árias serão comentadas por cantores do projeto Ópera Estúdio, da Universidade Livre de Música, sob coordenação de Mauro Wrona. A partir o dia 28 de março.

Theatro São Pedro
"ORFEO FAVOLA IN MUSICA"
Dias: 30 de março (20h30), 01 (20h30)e 02 de abril (17h)
Ingressos: de R$ 10 a R$ 40. Aceitam-se cheques. Cartões de débito e crédito somente pela internet. A partir de 8 de março, os ingressos podem ser adquiridos também pelo site: www.ingresso.com.br
Rua Barra Funda, 171; Administração: (11) 3661-6529; Bilheteria: (11) 3667-0499

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