Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2006 - 11h27

Boate Lotus se rende ao funk de MC Leozinho

Publicidade

LUIZ FERNANDO VIANNA
da Folha de S.Paulo, no Rio

Durante seis anos, Leonardo Freitas Mangeli esteve perto do sucesso. Trabalhava como chapeiro na padaria Século 20, que fica em frente à sede da TV Globo, no Rio de Janeiro.

Hoje, ele é o sucesso, e pode entrar na Globo para gravar programas como o "Caldeirão do Huck". O motivo se chama "Ela Só Pensa em Beijar", um funk muito dançante que, na semana passada, foi a música mais tocada nas rádios de São Paulo. "Se ela dança, eu danço", começa a letra, que cresce no refrão: "Ela só pensa em beijar, beijar, beijar, beijar".

Flávio Florido/Folha Imagem
MC Leozinho emplaca "Ela Só Pensa em Beijar" na parada
MC Leozinho emplaca "Ela Só Pensa em Beijar" na parada
MC Leozinho, seu nome artístico, conquistou esse lugar com muito esforço. No início dos anos 90, começou a gostar de funk e a tentar fazer alguns, deixando de lado as serestas e bossas novas que ouvia com sua avó, de quem ganhou o primeiro violão.

"Fiquei 11 anos pedindo para cantar em bailes em comunidades [favelas e bairros pobres]. Alguns DJs deixavam, outros não", lembra ele, 28.

Com a ajuda de um amigo, Cláudio Menezes, dublê de empresário, DJ e assessor faz-tudo, começou a fazer CDs caseiros e distribui-los nos bailes tanto para os que comandavam o som quanto para os que ouviam. Foi assim que "Ela Só Pensa em Beijar" foi cativando fãs. "Em 2004, mostrei para o Batutinha, produtor da Furacão 2000 [uma das maiores redes de bailes funk do país]. Ele me perguntou: "Onde você estava esse tempo todo?" A música entrou em uma compilação da Furacão e começou a tocar", conta.

Só começou. DJ Marlboro, que não tinha gostado da música quando Leozinho lhe mostrou pela primeira vez ("Eu mostrei no violão, na época quem fazia sucesso eram MC Serginho, Tati Quebra-Barraco, só funk pesado, não combinava"), comprou o fonograma e incluiu em outras duas coletâneas: "Festa Band: Funk" e, mais recentemente, "Funk Brasil: Bem Funk". Nesta, MC Leozinho já estava na primeira faixa, carro-chefe do CD.

"A música estourou sem que a gente pagasse um centavo de jabá [dinheiro que as gravadoras dão às rádios para as músicas serem tocadas]. As pessoas foram pedindo nos bailes, nas rádios, e hoje toca no Brasil todo", orgulha-se Menezes, o braço-direito. Só em São Paulo, na última semana, foram 92 execuções diárias. Amanhã, ele se apresenta na cidade, na boate Lotus.

Leozinho está dando um passo maior agora. Lançará em maio seu primeiro CD solo pelo Link Records, selo de Marlboro, mas com distribuição pela gigante Universal, que cuidará do marketing. Além de "Ela Só Pensa em Beijar", estarão outras músicas suas como "Delírio Tropical" e "Faz Blom Blom Blom", além de "Sá Marina", sucesso de Wilson Simonal que ele nem conhecia --foi sugestão de Marlboro.

Mas ele conhece bem Chico Buarque e Caetano Veloso e diz que procura, com as devidas proporções, aprender com os mestres na hora de fazer as letras, criando jogos de palavras raros no funk. Também raro é o uso do violão, que ele quer consolidar no gênero. Leozinho estuda canto e música, para se aperfeiçoar.

Ele só lamenta que, por causa do assédio, deva se mudar do largo da Batalha, em Niterói, onde mora com mãe, tia e avó. É o ônus do sucesso. "Foi muito além do que eu poderia imaginar", diz.

MC Leozinho
Quando: amanhã, às 23h
Onde: Lotus (av. das Nações Unidas, 12.551, SP, tel. 0/xx/11 3043-7135)
Quanto: R$ 80 (homens) e R$ 40 (mulheres)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o MC Leozinho
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página