Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2006 - 09h14

Panini relança original em quadrinhos

Publicidade

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
da Folha de S. Paulo

A editora Panini pretende relançar, ainda neste mês, a HQ de "V de Vingança" em edição única, com 304 páginas, por R$ 39,90.

Com texto de Alan Moore e arte de David Lloyd, a "graphic novel" foi publicada originalmente entre 1982 e 1985 na revista inglesa de quadrinhos alternativos "Warrior", onde não chegou a ser finalizada. Em 1988, Moore e Lloyd retomaram e concluíram a série na norte-americana DC Comics.

Inspirada pelo cenário político da época ("Havia uma espécie de eixo Reagan/ Thatcher, parecia que a sociedade ocidental estava mudando para pior", disse Moore) e misturando referências literárias ("1984", de Orwell, "Fahrenheit 451", de Bradbury), dos quadrinhos ("O Sombra", "Judge Dredd") e das artes (Shakespeare, Max Ernst), a dupla criou um intrincado libelo contra o totalitarismo.

Na história, um mascarado de passado misterioso e inclinação anarquista luta contra o governo fascista que se instalou na (então) Inglaterra futurística de 1997, após a guerra nuclear.

"V" já havia sido publicada no Brasil em 1989, em cinco edições, pela editora Globo. Depois, foi republicada pela Via Lettera.

Leia mais
  • Diretor de "V de Vingança" rebate críticas do "NYT"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "V de Vingança"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página