Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2006 - 11h53

Catálogo remasterizado dos Beatles chegará à web

Publicidade

da Folha Online

A Apple Corps, empresa criada pelos quatro Beatles para controlar o império que se formou em torno da banda, confirmou planos de remasterizar em formato digital o catálogo completo do grupo, finalmente tornando as músicas disponíveis para download legal em lojas virtuais.

Levando-se em conta que os Beatles são famosos por seu acanhamento em relação a novas tecnologias --só lançaram seus célebres discos em CD anos após o advento desse formato--, a chegada do catálogo no mundo virtual é uma grande novidade para os fãs da banda. A novidade teria sido apresentada por Neil Aspinall, que representa a Apple Corps na briga judicial contra a gigante da informática Apple Computers, informa o site E! Online.

AP Photo
Catálogo será remasterizado
Catálogo será remasterizado
Em um comunicado enviado à Justiça britânica no início deste mês, Aspinall afirmou que Paul McCartney e Ringo Starr, além das viúvas de John Lennon (Yoko Ono) e George Harrison (Olivia Harrison) estão negociando a distribuição na internet. Eles decidiram que, antes de serem lançadas na rede mundial dos computadores, as faixas criadas 40 anos atrás serão "purificadas".

"Estamos remasterizando todo o catálogo dos Beatles para que fique mais limpo e melhor, e também estamos criando encartes apropriados para cada um dos pacotes", explicou Aspinall. "Acredito que seria errado oferecer downloads de 'masters' antigas quando estamos trabalhando em novas. Foi melhor esperar e tentar fazer tudo simultaneamente."

AP Photo
Empresa do grupo briga na Justiça britânica
Empresa do grupo briga na Justiça britânica
Um representante da Apple Corps confirmou que negociações com empresas de internet estão em curso, mas não há nada fechado, ressalta a E! Online. Não foi divulgado se uma dessas empresas é Apple, por meio do seu iTunes, o mais famoso site de venda de música on-line.

Na Justiça, a Apple Corps acusa a Apple Computers de não cumprir um acordo de 1991 no qual a gigante da informática concordou em não entrar no mercado de música --o que fez com o iTunes. A empresa dos Beatles afirma que o logo (além do nome) das duas empresas é muito parecido.

A companhia de Steve Jobs, batizada assim justamente em homenagem à empresa do quarteto, alega que o acordo dizia respeito apenas a mídias físicas (CDs, cassetes etc.). Uma decisão deve sair no final deste mês.

Cirque du Soleil

Ao mesmo tempo em que os fãs aguardam a vez de comprar músicas dos Beatles na internet, o "Daily Variety", espécie de bíblia norte-americana do entretenimento, divulgou que a Apple Corps está trabalhando na remasterização de gravações inéditas do grupo para um novo show do Cirque du Soleil, que deve entrar em cartaz no hotel e cassino Mirage, em Las Vegas. A estréia, em meados deste ano, poderá acompanhar o lançamento de um suposto álbum totalmente inédito, segundo a publicação.

O produtor George Martin afirmou que as gravações foram feitas durante as sessões no estúdio "Abbey Road". "O público vai sentir como se estivesse realmente no estúdio com a banda", afirmou Martin. McCartney e Starr supervisionam o projeto, que também terá o aval das viúvas de Harrison e Lennon.

A última vez em que os Beatles retrabalharam faixas antigas foi em 1995, quando "Free as a Bird" e "Real Love" integraram a coleção "Anthology".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os Beatles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página