Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2006 - 15h32

Centro de São Paulo será palco da 2ª Virada Cultural

Publicidade

da Folha Online

Entre os dias 20 e 21 de maio, a região central da capital concentra as atrações da 2ª Virada Cultural, com 24 horas consecutivas de música, cinema ao ar livre, dança, bailes, teatro, artes visuais e circenses, discotecagem e manifestações folclóricas, gratuitamente. A programação foi divulgada nesta quarta-feira.

Na programação musical, destacam-se Cordel do Fogo Encantado, F.U.R.T.O. e Tribo de Jah na praça da Sé, Thaíde, Nelson Triunfo e Z'África Brasil no largo São Bento, Trio Mocotó, Karnak e Jair Rodrigues no palco da avenida São João, grupo Revelação no parque do Trote e DJ Marky na rua 15 de Novembro.

Inspirada nas famosas "Noites Brancas" européias, que ocorrem em Paris, Madri e Roma, a Virada Cultural promove espetáculos e intervenções durante toda a noite de sábado e na madrugada de domingo nos calçadões, praças e largos do centro paulistano. Vários palcos funcionarão com atividades de artes plásticas, música e literatura (confira o site oficial: www.viradacultural.com.br).

A programação começa às 18h do sábado (20), com um show de João Bosco e da Banda Mantiqueira no boulevard São João (avenida São João/Anhangabaú). No dia seguinte, no mesmo local, Jair Rodrigues, Ná Ozzeti, Paulo Vanzolini e Maria Alcina se apresentam a partir das 14h.

Durante o dia de domingo, as atividades estarão pulverizadas por toda a cidade, em parques e bairros onde haverá exibições de chorinho, jazz, teatro infantil e danças folclóricas. A programação noturna dos bairros prevê sessões de cinema em casas de cultura, cinemas e tendas especialmente montadas para as exibições. Os 21 CEUs terão apresentações de circo pela manhã e à tarde.

O parque da Independência receberá na madrugada de domingo companhias como o Balé da Cidade, Qasar e Stagium. Museus e outros espaços da Secretaria Estadual de Cultura (como a Casa das Rosas, na avenida Paulista), além das unidades do Sesc, também terão programação especial durante a Virada.

O evento --realizado pelas secretarias municipal e estadual de Cultura, Sesc-SP e SP Turismo-- será encerrado com um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal, regida pelo maestro José Maria Florêncio, no parque da Independência. No ano passado, cerca de 3.000 artistas participaram do evento.

Confira destaques da programação musical do 2º Virada Cultural:

Centro

Theatro Municipal: serão 24 horas de música popular com artistas como Heraldo Do Monte, Hector Costita e Zimbo Trio; Francis Hime, Arruda Brasil, Arrigo e Paulo Braga, e Johnny Alf.

Praça D. José Gaspar: piano durante 24 horas, com apresentações a cada duas horas. Solistas confirmados: Wagner Tiso, Nelson Ayres, Laércio de Freitas, João Carlos Assis Brasil, Adilson Godoy, Gilson Peranzetta, Eva Gomide, Eda Fiore, Débora Gurgel, Mário Margarido, Mariô Rebouças e Amilton Godoy.

Praça da Sé: os shows começarão às 21h com Cordel do Fogo Encantado, F.U.R.T.O., Tribo de Jah e Reggae B, que leva a platéia à rua 15 de novembro, onde haverá dança das 6h às 18h.

Largo São Bento: lugar tradicional de hip hop (20 anos de apresentações na estação), funcionará a partir das 18h com shows de Thaíde, Funk e Cia., DJ King, Back Spin, Nelson Triunfo e Z'África Brasil.

Palco São João/Anhangabaú: serão 24 horas de programação. A partir das 18h, se apresentam João Bosco e Banda Mantiqueira, Som Imaginário, Mulheres Negras, Skowa e Máfia, Trio Mocotó e Karnak. Para a manhã de domingo estão programados shows de Passoca e Violeiros, Matuto Moderno, Violeiros Matutos, Pereira da Viola, Paulo Freire, Roberto Correia e Passoca, e Roberto Mendes. O projeto "Samba de São Paulo" acontecerá das 14h às 17h, com apresentações de Jair Rodrigues, João Borba, Dona Ináh, Ná Ozeti, Ceumar, Fabiana Cozza, Germano Matias, Maria Alcina, Marília Medalha, Cristina Buarque, Alessandro Penezzi, Alaíde Costa, Eduardo Gudin, Márcia, Paulo Vanzolini, Samba Raro, Samba Autêntico.

15 de Novembro: a partir das 6h da manhã de domingo, o local vira uma rave, aproveitando o público que sai de outros espaços também dedicados principalmente aos jovens. Com DJ Marky e outros.

Outros locais

Ipiranga: Orquestra Jazz Sinfônica, Ballet Stagium, Cia. de Dança de Diadema, Luís Melodia, Balé da Cidade de são Paulo, Sociedade Masculina, Cia. Corpos Nômades, The Face (hip hop) e encerramento da Virada Cultural com a Orquestra Sinfônica Municipal.

Parque do Trote: domingo tem samba com os grupos Revelação, Originais do Samba e outros.

Praça do Patriarca: espaço para novas tendências, grupos que misturam jazz e música eletrônica. Metrópolis Remix (cinema com DJ), Fulerô o Esquema (VJ), Pixote Remix (cinema com banda e DJ), João Donato e Donatinho, Embolex, BID e 777 (Davi Moraes, Xis e Plínio Profeta).

Veja a programação completa em: www.viradacultural.com.br

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Virada Cultural
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página