Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2006 - 14h17

Kátia Lund é destaque de mostra brasileira em Paris

Publicidade

da France Presse, em Paris

Oito longas-metragens foram selecionados para a mostra competitiva do 8º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, que de 26 de abril a 2 de maio terá como convidada de honra a organização "Nós do Cinema" e dá carta branca à cineasta Kátia Lund.

Neste ano, o festival pretende promover o cinema social brasileiro com uma seleção de filmes realizados pelo grupo "Nós do Cinema", que atua a favor da inserção social de jovens das comunidades carentes com o uso do cinema e das tecnologias audiovisuais.

A associação nasceu durante as filmagens de "Cidade de Deus". Os diretores do longa-metragem, Fernando Meirelles e Kátia Lund, formaram quase 200 jovens selecionados para as filmagens.

Desde então, "Nós do Cinema" continua formando os jovens em várias funções do cinema e produz seus próprios filmes, incluindo seis obras selecionadas para o festival. Paralelamente, Kátia Lund selecionou outros seis filmes brasileiros.

Na mostra competitiva, concorrendo ao Prêmio do Júri e ao Prêmio do Público, estão oito filmes, de ficção ou documentários: "Árido Movie", de Lírio Ferreira, "Bendito Fruto", de Sérgio Goldenberg, "Carreiras", de Domingos Oliveira, "Coisa Mais Linda", de Paulo Thiago, "Crime Delicado", de Beto Brant, "Cabra-Cega", de Toni Venturi, "O Veneno da Madrugada", de Ruy Guerra, e "Soy Cuba, o Mamute Siberiano", de Vicente Ferraz.

Outros oito filmes concorrem ao prêmio de curta-metragem. Como novidade desta edição, o festival organiza um mercado do cinema brasileiro, que permitirá o encontro entre profissionais do Brasil e da França.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre festivais de cinema brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página