Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2006 - 17h23

"A Máquina" abre festival de curtas de Aracaju

Publicidade

MÁRCIO DINIZ
da Folha Online, em Aracaju

O filme "A Máquina", de João Falcão, abriu na noite desta quarta-feira a sexta edição do Festival Luso-Brasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe, o Curta-SE 6. O evento, que vai até domingo (30), terá ainda a exibição de mais quatro longas-metragens inéditos na cidade, mas que não farão parte da mostra competitiva.

Márcio Garcez/Divulgação
Ator Gustavo Falcão durante abertura do Curta-SE 6
Ator Gustavo Falcão durante abertura do Curta-SE 6
Na abertura, o ator Gustavo Falcão, que faz Antônio no longa, ressaltou a importância dos festivais no Nordeste. "É importante que a gente sempre cultive e cultue esforços como este. Porque eles são quase isolados, mas se juntarmos todos eles, na verdade criaremos uma grande rede, um grande movimento em torno do cinema aqui [Nordeste]".

A mostra competitiva começa nesta sexta-feira, com exibição dos filmes selecionados nas categorias 16mm, 35mm e vídeo. Neste ano, a novidade do festival é a Competitiva Sergipana, que vai premiar o melhor trabalho produzido no Estado. A exibição dos filmes será no sábado (30), na cidade histórica de São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do país.

Os organizadores do festival receberam a inscrição de mais de 320 trabalhos para a edição deste ano, entre produções nacionais e estrangeiras. Foram selecionados 51 filmes, que concorrem em quatro categorias --oito em 16mm, 18 em 35mm, 20 em vídeo e cinco na Competitiva Sergipana.

O Banco do Nordeste vai premiar com R$ 10 mil o melhor curta do evento. Informações sobre a programação podem ser obtidas no site www.curtase.org.br.

Longas

A produção do Curta-SE 6 selecionou para exibição cinco longas-metragens ainda inéditos em Aracaju. Hoje serão exibidos os filmes "Crime Delicado", do diretor Beto Brant, e "Soy Cuba: o Mamute Siberiano", de Vicente Ferraz, que veio ao festival.

Na sexta, será a vez de "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes e no sábado, "Cidade Baixa", de Sérgio Machado.

Paralelamente à mostra competitiva serão exibidas produções inscritas no festival e que não foram selecionadas. Já para o festivalzinho foram escolhidos trabalhos voltados para crianças. Por fim, no curta os portugueses, filmes produzidos em Portugal.

O jornalista Márcio Diniz viajou a Aracaju a convite da organização do festival

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "A Máquina"
  • Leia o que já foi publicado sobre festivais de curta-metragem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página