Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2006 - 12h08

Decifrada mensagem de juiz no caso "Da Vinci"

Publicidade

da Folha Online

O advogado Dan Tench descobriu e decifrou uma mensagem em código deixada pelo juiz Peter Smith na sentença em que absolveu o autor do livro "Código Da Vinci", Dan Brown, da acusação de plágio.

O "Código Smith" estava nas 71 páginas da sentença: eram algumas letras em itálico que, à primeira vista, pareciam apenas falhas de impressão.

Usando a seqüência de Fibonacci, a fórmula matemática sobre a qual também se fala no livro de Dan Brown, Tench pôde decifrar a seguinte frase: "Jackie Fisher, who are you? Dreadnought" (Jackie Fisher, quem é você? Dreadnought).

O juiz Smith é um apaixonado pela história da Marinha Militar e Fisher foi um almirante inglês que projetou um navio de guerra gigante chamado HMS Dreadnought. Smith não fez comentários públicos, mas Tench declarou nesta sexta-feira que o juiz lhe enviou um e-mail dizendo que a resolução do enigma estava correta.

Julgamento

Em março, Peter Smith julgou o processo movido pelos escritores Michael Balgent e Richard Leigh contra Dan Brown.

Balgent e Leigh acusaram Brown de ter plagiado seu livro "The Holy Blood and the Holy Grail", usando suas idéias para escrever o bestseller "O Código Da Vinci".

O livro "O Código Da Vinci", que vendeu mais de 40 milhões de cópias mundialmente, traz uma série de códigos que os heróis têm de desvendar para resolver o mistério. Os códigos revelam mistérios sobre a vida de Jesus Cristo.

Uma versão do livro para o cinema, estrelada por Tom Hanks no papel do historiador Robert Langdon, chega às telas em maio.

Com agência Ansa

Leia mais
  • Juiz no caso Da Vinci inclui código secreto em veredicto
  • Cartaz de "O Código Da Vinci" em igreja gera polêmica
  • "Código Da Vinci" é obsessão pela verdade, diz Hanks
  • Livro questiona "O Código Da Vinci" e traz guia ilustrado

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "O Código Da Vinci"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página