Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2006 - 18h21

CD reúne gravações com voz de Manuel Bandeira

Publicidade

da Folha Online

Um CD com gravações de poemas recitados por Manuel Bandeira, feitas em 1967 pelo diplomata Lauro Moreira, foram reunidas em um CD: "Manuel Bandeira - O Poeta em Botafogo". O álbum será lançado no dia 9 de maio, às 21h, no Teatro Sesc Anchieta.

Durante 39 anos, as gravações passaram por Brasília, Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona e Rabat. Estavam em uma fita de rolo que acompanhava as mudanças profissionais do diplomata Lauro Moreira.

"Conheci pessoalmente Manuel Bandeira por volta de 1960, quando eu tinha 20 anos e ele andava pela casa dos 74, por meio da escritora Marly de Oliveira, que veio a ser mais tarde minha primeira mulher", conta Lauro Moreira.

Em uma noite de meados de 1967, depois de um jantar no apartamento de Moreira --na praia de Botafogo, no Rio, daí o título do CD--, o poeta disse que gostaria de gravar alguns poemas. Na seleção de Bandeira entraram poemas seus muito conhecidos, como "Porquinho da Índia", "Rondó do Capitão", "Última Canção do Beco", "Neologismo" e "Vou-me Embora pra Pasárgada".

Também há poemas não tão famosos, como "Noturno da Mozela". Apesar da idade avançada e enfraquecido por tanta luta contra problemas de saúde, como a tuberculose, Bandeira lê seus versos com vigor e clareza.

Além dos poemas recitados pelo autor, Moreira acrescentou ao CD uma leitura sua de 25 outros poemas de Manuel Bandeira, intercalados por nove peças para piano do compositor Camargo Guarnieri, grande amigo do poeta, apresentadas pela pianista Belkiss Carneiro de Mendonça, intérprete favorita do próprio compositor.

Manuel Bandeira - O Poeta em Botafogo
Quando: Terça-feira (9), às 21h
Quanto: entrada franca
Onde: Sesc Anchieta (rua Dr. Vila Nova, 245. Tel: 0/xx/11/3234-3000)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Manuel Bandeira
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página