Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2006 - 09h25

Sesc recebe mostra com fotografias premiadas

Publicidade

da Folha Online

Duas grandes exposições fotográficas chegam a São Paulo nesta semana, uma no Sesc Pompéia e outra no MIS (Museu da Imagem e do Som).

De 11 de maio a 11 de junho, o Sesc abriga a exposição das imagens premiadas pela instituição holandesa World Press Photo, referência no fotojornalismo. Entre as cerca de 200 imagens selecionadas, está a vencedora do último concurso, de autoria de Finbarr O'Reilly para a agência Reuters.

A foto mostra a mão de uma criança pressionando a boca da mãe em Tahoua, no noroeste da Nigéria, em agosto de 2005. A devastação causada por gafanhotos e a pior seca das últimas décadas deixaram milhões de habitantes desnutridos na África.

Finbarr O'Reilly/AP
Imagem de uma mulher nigeriana venceu como melhor foto do ano no World Press Photo 2005
Imagem de uma mulher nigeriana venceu como melhor foto do ano no World Press Photo 2005
A mostra compõe uma retrospectiva de 2005. O Brasil aparece em um ensaio fotográfico sobre a seca na região da Amazônia, que deixou milhares de famílias isoladas, sem poder usar o transporte fluvial. As fotos, de autoria do espanhol Daniel Beltrá, que trabalhava para o Greenpeace, receberam o terceiro lugar na categoria Natureza.

O vencedor da categoria de imagens de notícias foi o libanês Mohammed Azakir, com uma foto sobre a explosão de um carro-bomba em Beirute, enquanto o britânico Ben Curtis, da agência Associated Press, foi o vencedor da categoria séries informativas com imagens sobre a violência durante as eleições presidenciais do Togo.

Em fotografias de esportes, o primeiro prêmio foi para o americano John Mabanglo, da agência européia EPA, com uma imagem de uma atleta saltando durante o campeonato do mundo de esportes aquáticos de Montreal, no Canadá.(veja outras fotos vencedoras).

Ao todo, 4.448 fotógrafos profissionais de 122 países enviaram 83.044 imagens para a mais conhecida competição anual de fotos da imprensa mundial. As eleições aconteceram em Amsterdã, de 28 de janeiro a 9 de fevereiro de 2006. O júri, composto por 63 fotógrafos profissionais de 25 nacionalidades diferentes, elegeu imagens em dez categorias.

MIS

Enquanto isso, no MIS (Museu da Imagem e do Som), entra em cartaz nesta terça-feira mostra com os trabalhos da nova geração de fotodocumentaristas da agência de fotografia Magnum, fundada por Henri Cartier-Bresson e Robert Capa.

Intitulada "Off Broadway", a exposição reúne imagens feitas em conflitos pelo mundo. O objetivo é tentar uma aproximação entre fotojornalismo e arte. O grupo é formado pelos italianos Alex Majoli e Paolo Pellegrin, pelo alemão Thomas Dworzak, pelo finlandês Ilkka Uimonem, pelo francês Antoine D'Agata e pelo canadense Christopher Anderson.

Mostra do World Press Photo
Quando: 11 de maio a 11 de junho. De terça a sábado, das 9h30 às 20h30
Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 0/xx/11 3871-7700). Site: www.sescsp.org.br
Quanto: grátis

Off Broadway
Quando: abertura hoje, às 20h; de terça a domingo, das 12h às 20h; até 11/6
Onde: MIS (av. Europa, 158, Jardim Europa, SP, tel. 0/xx/11/3062-9197)
Quanto: entrada franca

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o World Press Photo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página