Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2006 - 10h35

Top Cine, na avenida Paulista, fecha nesta sexta

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O Top Cine, um dos mais tradicionais cinemas de arte de São Paulo, vai fechar as portas de suas duas salas nesta sexta --amanhã é último dia de exibição dos filmes. O Grupo Estação, que assumiu o cinema em 1999, afirma que não vai renovar o contrato, que vence no dia 20/5, com os donos do shopping Top Center, localizado na av. Paulista, 854, na Bela Vista.

Segundo Eliezer Baranek, gerente-administrativo dos projetos de expansão do Grupo Estação, a nova proprietária do prédio, a imobiliária São Carlos, fez uma reinterpretação do contrato, o que levou a um aumento de quase 80% do valor do aluguel das salas, além de incluir uma cobrança retroativa.

"Não reconhecemos a dívida e achamos que iríamos ganhar essa disputa na Justiça, mas nosso negócio é cinema, não advocacia. Não somos litigantes, preferimos encerrar o contrato", diz Baranek. A gerente comercial da administração do Top Center, que preferiu não se identificar, afirmou que não houve tal reinterpretação contratual, e que o Grupo Estação simplesmente preferiu não renovar o contrato.

O fechamento do Top Cine --que já promoveu mostras de diretores como Truffaut e Godard-- também está ligado à condição deficitária do cinema. "Com o novo contrato, não tinha futuro, as rendas não justificavam. Aquela região já tem outros cinemas que competem pelo mesmo público", explica Baranek. Ele afirma que os filmes do Grupo Estação continuarão a passar em São Paulo e que o grupo pretende investir em mais salas na cidade assim que completar sua expansão no Rio. Até amanhã, o Top Cine exibe oito filmes, entre eles, "Crash - No Limite" e "Paradise Now".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Top Cine
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página