Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2006 - 20h32

Escadas do WTC viram patrimônio histórico ameaçado

Publicidade

da Ansa, em Washington

A "escada dos sobreviventes", um bloco das escadas do World Trade Center que ficou intacto no piso térreo depois da queda das torres gêmeas de Nova York, foi incluída nesta quarta-feira na lista dos patrimônios históricos norte-americanos em perigo do National Trust for Historic Preservation (NTHP).

A lista, que geralmente aponta à conservação de monumentos ou casas históricas, neste ano conta com dois lugares atingidos por recentes tragédias: além do único pedaço intacto do Worlt Trade Center, a organização incluiu bairros inteiros de Nova Orleans e da costa do Mississippi, todos arrasados pelo furacão Katrina em agosto do ano passado.

"O Katrina danificou mais casas históricas que nenhum outro acontecimento na história dos Estados Unidos", disse o presidente do NTHP, Richard Moe.

As escadas do World Trade Center ajudaram inúmeros sobreviventes a escapar das torres durante os atentados do 11 de setembro de 2001. "São o símbolo de todos nós", disse uma sobreviventes, Patty Clark, que faz parte de um grupo que pediu a inclusão dos degraus que restaram na lista de lugares que serão preservados.

Os outros nove locais da lista do Trust incluem a Missão São Miguel Arcanjo, um grande destaque da arquitetura franciscana na Califórnia, e os motéis Doo Woop, em Nova Jersey, uma rede que sintetiza o estilo dos anos '50 e que está sendo vítima de especulação imobiliária.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o World Trade Center
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página