Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2006 - 09h39

Exposição no Masp exibe obras de Degas

Publicidade

LUCIANA PAREJA
do Guia da Folha

Mestre do movimento, o francês Edgar Degas (1834-1917) diferenciava-se de seus contemporâneos impressionistas --ainda que incluído na escola artística-- pela maneira peculiar de esquematizar espacialmente cenas e situações. Fugindo à regra vigente de posicionar as figuras no centro da tela, seus personagens são vistos em ações concretas, cortados pelo enquadramento, como numa fotografia --por isso preferia ser definido como "realista".

Sua obra é o alvo de uma grande exposição realizada pelo Masp a partir de quarta (dia 17), com 196 obras. A curadoria é de Romaric Sulger Büel --ex-adido cultural da embaixada francesa no Brasil-- e de Eugênia Gorini Esmeraldo, do Masp.

Além de cerca de 110 peças do acervo do museu, como o conjunto completo das bailarinas em bronze, a mostra tem trabalhos vindos de dez das mais importantes instituições de arte do mundo, entre elas o MoMA, de Nova York, a National Gallery, de Londres e o Musée Picasso, de Paris.

Picasso? Sim, um dos méritos da mostra é trazer não só 120 obras de Degas como outras de artistas que o influenciaram e que foram influenciados por ele. No primeiro caso, estão Ticiano, Velásquez e principalmente Ingres, de quem colecionou muitas obras e recebeu conselhos sobre criação. Pablo Picasso e Tolouse-Lautrec fazem parte dos seguidores.

Acima de divisões cronológicas, a mostra situa os trabalhos em três núcleos: "A Relação de Degas com a Tradição Clássica", que relaciona a obra do artista à história da arte; "O Retrato como Exercício Formal", com diversos trabalhos neste formato; e "A Gramática do Movimento", no qual situam-se as obras mais características de Degas, que enfocam as corridas de cavalos, as bailarinas, as lavadeiras e as prostitutas.

Degas
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, 2º andar, Bela Vista, região central, tel. 3251-5644).
Quando Ter. a dom.: 11h às 18h (a bilheteria fecha às 17h). Abertura 17/5. Até 20/8.
Quanto: R$ 15 (terças: grátis p/ todo o público; grátis p/ menores de dez e maiores de 60 anos). Visitas monitoradas c/ agendamento p/ tel. 3283-2585.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Edgar Degas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página