Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2006 - 15h47

TV Cultura exibe documentário sobre Renée Gumiel

Publicidade

da Folha Online

A TV Cultura, em parceria com o Sesc TV, estréia neste domingo (14), às 23h, a série inédita de documentários do DOCTVSP. Durante quatro semanas consecutivas serão apresentados os filmes "Renée Gumiel" (14), "São Paulo de Uauá" (21/5), "Violência S.A." (28/4) e "O Papel Principal" (4/6).

As produções são resultantes da parceria entre as duas emissoras de TV e a Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD). A iniciativa, que em 2005 proporcionou o desenvolvimento dos quatro títulos, prevê ainda este ano a viabilização de outros seis documentários, a serem co-produzidos com produtores independentes.

Renée

Divulgação
A bailarina francesa Renée Gumiel, radicada no Brasil
A bailarina francesa Renée Gumiel, radicada no Brasil
A francesa Renée Gumiel, nascida em Saint-Claude em 1913, pode ser traduzida como a história viva da dança moderna no Brasil. Quando chegou a São Paulo, em 1957, não encontrou grande receptividade para seu trabalho inovador.

Mesmo assim, acabou ficando três anos no país, período em que movimentou a cena da dança. Voltaria em 1961, a todo o vapor: dançando, dando aulas em sua própria escola e criando novas coreografias. Aos poucos, Renée foi rompendo preconceitos. Desde então, não parou de influenciar gerações da dança e do teatro brasileiros.

O documentário "Renée Gumiel - A Vida Na Pele", de Inês Bogéa e Sérgio Roizenblit, aborda a personalidade única de Renée e sua trajetória no Brasil, em especial sua relação com os movimentos de modernização da dança paulista, nos anos 70 --o Teatro Galpão, o Ballet Stagium e a própria mudança do Balé da Cidade de São Paulo.

O filme aborda também a sua relação com o teatro --marcadamente no Oficina, com José Celso Martinez Corrêa--, buscando entender como o teatro transforma a dança e como a dança transforma o teatro.

Grandes momentos de sua carreira estão presentes no filme, como, por exemplo, em 1993, quando declarou que estava se despedindo do palco com a coreografia "A Memória Gruda na Pele". Foi apenas um ensaio de despedida; depois disso, ela já voltou outras vezes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Renée Gumiel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página