Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2006 - 17h32

Batalha da Maria Antônia é resgatada em documentário

Publicidade

da Folha Online

A primeira leitura dramática do documentário musical "Pátria Armada" ocorre no dia 29 de maio, às 19h, no Masp. O espetáculo foi escrito e dirigido por Leonardo Netto (empresário e diretor artístico de artistas como Marisa Monte, Adriana Calcanhotto e Regina Case) e Rodrigo Pitta ("Cazas de Cazuza" e "Modernidade").

"Pátria Armada", que estréia no dia 2 de outubro no Teatro Procópio Ferreira, tem como ambientação a histórica a famosa "batalha da Maria Antônia" iniciada na mesma data, em 1968.

O episódio colocou alunos da USP, apoiados por estudantes secundaristas e de outras instituições, contra alunos do Mackenzie e membros do Comando de Caça aos Comunistas (CCC) às vésperas da implantação do Ato Institucional nº 5.

Durante a revolta, um estudante secundarista (José Carlos Guimarães, 20) foi morto com um tiro na cabeça. Outros três universitários foram baleados e houve dezenas de feridos.

O documentário pretende realizar um trabalho educativo no sentido de colaborar na formação das presentes e futuras gerações que desconhecem os anos de chumbo do Brasil.

Pesquisas revelam que 75% dos jovens entre 16 e 24 anos não entendem o movimento militar de 64, tampouco suas causas e efeitos.

Como parte do processo criativo, a primeira leitura dramática será diferente das tradicionais, pois contará com elementos cênicos.

"Trata-se de um documentário musical, uma obra que conta fatos verídicos que se tornaram parte da história recente do Brasil por meio de imagens de arquivo reais (filme e foto) e do panorama musical no país e no mundo entre 1967 e 1970. Neste período, a MPB teve forte influência política por conta da censura artística. Daí a forte ligação entre fatos históricos, música e política", afirma Rodrigo Pitta.

Enredo

O fato, considerado decisivo na luta contra a repressão e marco na história da cidade de São Paulo, serve de cenário para o romance entre os personagens Lídia (estudante de pedagogia do Mackenzie e filha de um general) e Jorge (estudante de Filosofia da USP e militante do movimento estudantil contra a ditadura).

No elenco estão Clarissa Kiste, Blota Filho, Theodoro Cochrane, Andréa Marquee, Kiko Bertholini, Phil Gómez, Edson Diaciúnas, Felipe Tavolaro, Fernando Lacerda, Caco Nolasko, Fabiana O'Kondor entre outros.

Pátria Armada - Leitura Dramática

Quando: 29 de maio, às 19h.
Onde: No Masp (av. Paulista, 1578, Cerqueira César, tel. 0/xx/11 3251-5644)
Quanto: Grátis

Leia mais
  • Golpe alicerçou democracia, diz Exército
  • Lembrai-vos de 1968

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o movimento militar de 1964
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página