Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2006 - 20h08

Ariano Suassuna recebe título de cidadão paulistano

Publicidade

da Folha Online

O escritor paraibano Ariano Suassuna autografará o romance "A História do Amor de Fernando e Isaura", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, no dia 24 de maio (quarta-feira), às 18h30.

A sessão de autógrafos será parte da homenagem feita pelo vereador Francisco Chagas, que, no dia seguinte, no Salão Nobre de Câmara Municipal de São Paulo, entregará a Ariano o título de Cidadão Paulistano.

O romance foi a primeira experiência de Suassuna no campo da prosa de ficção. Apesar de datar de 1956, permaneceu inédito até 1994, quando foi publicado por uma pequena editora de Recife. Somente agora, meio século depois de escrito, será lançado nacionalmente pela editora José Olympio.

"A História do Amor de Fernando e Isaura" é uma espécie de versão brasileira de Tristão e Isolda (imortalizada pela obra de Joseph Bédier).

Ariano Suassuna é dramaturgo, romancista, poeta, ensaísta, defensor incansável da cultura popular, das raízes brasileiras e, especialmente, nordestina. Sua obra mais conhecida é "O Auto da Compadecida", escrita em 1951 e filmada por Guel Arraes no ano 2000.

Nasceu na cidade de Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, em Pernambuco, no dia 16 de junho de 1927. Escreveu, aos vinte anos, sua primeira peça: "Uma Mulher Vestida de Sol".

Em agosto de 1989, foi eleito por aclamação para a Academia Brasileira de Letras. Outras obras do autor são "O Casamento Suspeitoso", "A Farsa da Boa Preguiça", "O Santo e a Porca", "Uma Mulher Vestida de Sol", "Iniciação à Estética" e "O Romance d'A Pedra do Reino".

Leia mais
  • Suassuna e Salman Rushdie debatem literatura na Flip em Parati
  • Montagem de "O Santo e a Porca" estréia nesta quarta em SP
  • Erramos: Ariano Suassuna recebe título de cidadão paulistano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ariano Suassuna
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página