Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2006 - 09h37

Almodóvar ganha prêmio "Príncipe das Astúrias"

Publicidade

da Folha Online

O diretor espanhol Pedro Almodóvar ganhou hoje o Prêmio Príncipe das Astúrias das Artes 2006. Entre os demais finalistas estavam o compositor britânico Andrew Lloyd Webber, o arquiteto japonês Tadao Ando e a violinista alemã Anne-Sophie Mutter.

Efe
Cineasta foi premiado
Cineasta foi premiado
"Sua obra, enraizada em uma sociedade espanhola que se abria a profundas mudanças, adquiriu uma dimensão universal através de um linguagem original de grande riqueza expressiva, capaz de sintetizar a complexidade humana", comentou o júri.

Nascido no povoado de Calzada de Calatrava em 25 de setembro de 1951, Almodóvar estreou recentemente seu último filme, "Volver". Além desse, em seu currículo estão produções como "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" e "Má Educação".

Almodóvar foi eleito entre um total de 44 candidaturas. O júri foi presidido pelo ex-ministro José Llado Fernández Urrutia.

Na edição passada, o prêmio das Artes foi para as bailarinas Maya Plisetskaya e Tamara Rojo. Anteriormente o ganharam Sebastião Salgado, Vittorio Gassmann, Woody Allen, Paco de Lucía e Miquel Barceló.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Pedro Almodóvar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página