Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2006 - 19h20

Atores investem no sonho de fazer os próprios filmes

Publicidade

JULIANA ALENCAR
do Agora

Longas reuniões com produtores, noites em claro escrevendo roteiros e a responsabilidade de assinar a direção de filmes. Tal rotina pode não parecer surpreendente ao se falar sobre a vida de alguns atores --isso, é claro,-- se não se considerar que o verbo atuar é o único que eles conjugam sem muita hesitação.

Assim como os astros hollywoodianos George Clooney e Mel Gibson, atores brasileiros emprestam a consagração das carreiras "oficiais" para investir em suas outras paixões: escrever e dirigir filmes.

Malu Mader é a mais nova sócia da filial brasileira do clube dos atores-cineastas (leia mais acima). Ela estréia produzindo um documentário sobre uma ONG que promove a inclusão social por meio da música.

"O artista tem uma necessidade constante de se expressar. Experimentar [outros meios] é uma forma de dar vazão a essa inquietação", explica Selton Mello, que finaliza, longe da TV, seu primeiro curta-metragem, "Quando o Tempo Cair", e já se prepara para o próximo trabalho, o longa "Feliz Natal".

Miguel Falabella também trabalha na sua estréia como cineasta. Ele encerrou as gravações do longa "Polaróides Urbanas", que deve ser lançado no ano que vem.

Depois de "Cafundó" (2005), Paulo Betti, que tem se dedicado quase integralmente à nova carreira, já pensa no próximo filme, baseado no musical que dirige há mais de dois anos. "Dirigir é algo que me dá tanto prazer quanto atuar. Ter a possibilidade de fazer as duas coisas é maravilhoso", comenta.

Já Roberto Bomtempo, que assinou a direção de "Depois Daquele Baile" (2005), divide-se entre as duas funções. Além de atuar, ele vai dirigir a próxima novela da Record, "Bicho do Mato". "Divirto-me porque é desafiador. Se não fosse assim, não valeria a pena nem tentar. Quem entra nessa não pode ter medo de se arriscar".

Confira alguns atores que também atuam por trás da câmera:

Roberto Bomtempo
Assinou o longa-metragem "Depois Daquele Baile" (2005) e, agora, estréia à frente de um novela em "Bicho do Mato", próxima trama das sete da Record.

Malu Mader
Trabalha em um documentário sobre a ONG Villa-Lobinhos, no Rio de Janeiro, que promove inclusão social por meio da música erudita.

Paulo Betti
Depois de ter feito "Cafundó" (2005), programa levar "A Canção Brasileiras" --que dirige no teatro-- para o cinema.

Murilo Benício
Estuda o projeto de levar "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues às telas.

Caco Ciocler
Em 2004, fez um curta-metragem chamado "Carne". Agora, planeja sua estréia como diretor de longa-metragem.

Selton Mello
Prepara o lançamento do curta-metragem "Quando o Tempo Cair" e está em fase de captação de recursos para filmar o primeiro longa "Feliz Natal".

Matheus Nachtergaele
Escreve o roteiro de "A Festa da Menina Morta", que marcará sua estréia como diretor de cinema.

Vera Fischer
Fez dois curtas caseiros de terror e comprou equipamentos profissionais para fazer mais filmes. Tem ao menos dois roteiros prontos para serem filmados.

Lázaro Ramos
Dirigiu dois documentários, sobre Zózimo Bubul e Tony Tornado, para o Canal Brasil.

Miguel Falabella
Estreou na direção de longa-metragens em "Polaróides Urbanas", ainda inédito

Pedro Neschling
O ator escreveu e dirigiu vários curtas, escreveu o roteiro e co-dirigiu o longa "Timor Leste - O Massacre que o Mundo Não Viu". Está finalizando o curta "As Vozes da Verdade".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Selton Mello
  • Leia o que já foi publicado sobre Paulo Betti
  • Leia o que já foi publicado sobre Matheus Nachtergaele
  • Leia o que já foi publicado sobre Miguel Falabella
  • Leia o que já foi publicado sobre Lázaro Ramos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página