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25/05/2006 - 21h45

Final do "American Idol" tem audiência próxima ao Oscar

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da Folha Online

O canal americano Fox foi coroado com uma estelar quinta temporada do programa "American Idol", não apenas por conta de seus competidores, mas pela excelente audiência alcançada pelo programa, cuja final foi assistida por 36,4 milhões de pessoas.

De acordo com o instituto de pesquisa Nielsen Media, a última meia hora do programa alcançou picos de 43 milhões de espectadores.

Este índice é menor que o atingido pelo Oscar em apenas 2 milhões de pessoas. Vale lembrar que a entrega dos prêmios da Academia é o programa de TV mais assistido do ano nos Estados Unidos, perdendo apenas para o Super Bowl.

"O 'Idol', obviamente, tornou-se um fenômeno nacional. É mais que um programa de sucesso", disse Mike Darnell, o cabeça da programação alternativa da Fox. "É quase como o Super Bowl. Um evento."

O grande trunfo do programa nesse ano foram os finalistas Taylor Hicks, do Alabama, e Katherine McPhee, de Los Angeles, sem falar nas participações especiais de Prince, Dionne Warwick, Burt Bacharach, Toni Braxton, Mary J. Blige e Meat Loaf.

Apenas a final de 2003 entre Ruben Studdard e Clay Aiken (que, na época, mostrou seu novo corte de cabelo) alcançou audiência mais alta, com 38,1 milhões.

Mas o resultado de 2003 é decepcionante, pois o último episódio daquela temporada teve apenas uma hora de duração, enquanto o deste ano foi de duas horas. O instituto Nielsen afirma que, em 2006, durante a segunda hora do programa, mais de 40 milhões estavam assistindo, graças ao anúncio do vencedor e à performance de Prince.

A final do ano passado, cuja vitória foi de Carrie Underwood, foi visto por "apenas" 30,3 milhões.

Grande parte da surpresa para os executivos da Fox --e conseqüente horror das redes rivais-- é que o "American Idol" aumentou sua popularidade gradativamente, desde que estreou em janeiro. O fato é incomum para um programa que está no ar faz cinco anos. "As pessoas que resistiam ao programa acabaram se rendendo a ele", diz Darnell.

Além disso, os produtores do "American Idol" trabalharam duro para melhorar as eliminatórias intermediárias, quando o público perdia o interesse.

Depois que o "American Idol" derrotou o Grammy, a nata da indústria musical aprendeu a lição. A apresentação final de "Idol" conseguiu participações especialíssimas, como a de Prince. Durante toda a temporada, artistas de peso viram seus álbuns aumentarem o número de vendas após suas aparições no programa.

"Dois anos atrás, não era tão legal aparecer no 'American Idol'", afirmou Darnell. "Agora, após o Prince, não consigo imaginar ninguém se negando a vir."

Enquanto isso, o episódio final da segunda temporada de "Lost", da ABC, também com duas horas de duração, fez bonito no ranking e chegou a 17,8 milhões de espectadores. Sua primeira hora competiu de igual para igual com a última hora de "Idol", e a última meia-hora da série cresceu para 19,3 millhões.

Com agências internacionais

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