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04/06/2006 - 10h54

SBT fica fashion com estilista Gloria Coelho

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VIVIAN WHITEMAN
da Folha de S.Paulo

Gloria Coelho, um dos nomes mais importantes do line-up da São Paulo Fashion Week, foi convidada para fazer os figurinos das 20 modelos que aparecem na abertura de "Cristal", novela do SBT que estréia amanhã.

Para a gravação, emprestou peças de sua coleção de inverno, apresentada em janeiro na SPFW. Ela também assina algumas roupas de uma das protagonistas, a empresária de moda Vitória (Bete Coelho).

Assim como "Belíssima" e "Cobras & Lagartos", sua concorrente na Globo, "Cristal" aborda o universo fashion. Vitória é dona de uma maison de alta-costura e contrata Cristal (Bianca Castanho) como modelo sem saber que é a filha que tivera com um padre e abandonara ao nascer.

O SBT quer aproveitar o tema para lucrar com merchandising.
Queridinha de algumas das mulheres mais elegantes do país, Gloria acha interessante ver suas roupas numa emissora popular e acredita que as novelas possam ser um novo canal de divulgação para os criadores brasileiros. "É sempre bom você poder difundir suas criações, encontrar mais gente que se identifica com sua expressão."

Ela descarta preconceitos fashion e vê com otimismo a proliferação das tramas sobre moda na TV, que levam a um público maior as novidades mostradas em eventos restritos como a SP Fashion Week e o Fashion Rio. "O sol nasceu para todos, não é?", filosofa.

Além de Gloria, outros estilistas têm exibido suas criações e até feito aparições em novelas. Alexandre Herchcovitch e Walter Rodrigues, por exemplo, apareceram em "Belíssima". Já Reinaldo Lourenço, marido da estilista, emprestou várias de suas criações para o figurino de Rebeca, a fashionista vivida por Carolina Ferraz.

A moda já teve outros muitos flertes com a dramaturgia televisiva. "Tititi" (1985) tinha Reginaldo Faria e Luis Gustavo como os estilistas Jacques Leclair e Victor Valentim, e "Top Model" (1989) colocou Malu Mader no papel de uma modelo. A diferença é que, agora, as emissoras estão colocando cada vez mais realidade na tela.

"Shop Tour"

A TV também passou a integrar a estratégia comercial dos estilistas brasileiros. O casal Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço começou a anunciar suas liquidações no programa de vendas "Shop Tour".

O sucesso foi tanto que, depois deles, Clô Orozco, da Huis Clos, Serpui Marie e Rosa Chá, entre outras grifes de grande prestígio, resolveram seguir o mesmo caminho.

A Rosa Chá, de Amir Slama, registrou movimento recorde depois de anunciar no programa. "A fila virava o quarteirão, foi uma loucura. Tivemos até de controlar a entrada na loja. Olhando de fora, parecia que estava acontecendo um megaevento", conta Jacimar Silva, diretor de marketing da grife.

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