Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2000 - 05h45

Diretor de fotografia brasileiro concorre ao "Oscar" europeu

Publicidade

AMIR LABAKI, da Folha de S.Paulo

O diretor de fotografia brasileiro Edgar Moura, 52, foi indicado ontem ao European Film Award (o "Oscar" europeu) por seu trabalho no filme "Jaime", uma co-produção envolvendo Portugal, Luxemburgo e o Brasil dirigida por Antônio Pedro Vasconcellos. Informado da indicação por telefone pela Folha, Moura, no Rio, considerou-a "genial".

Organizado pela Academia Européia de Cinema, o ex-Prêmio Félix será entregue em Paris em 2 de dezembro próximo.

Entre os concorrentes de Moura destaca-se o italiano Vittorio Storaro, pela fotografia de "Goya en Burdeos", do espanhol Carlos Saura.

"Jaime", explica Moura, "é uma espécie de "Pixote" português. Trata de uma criança que começa a trabalhar, pois o pai está desempregado".
Co-produzido pela Videofilmes dos irmãos Salles, "Jaime" foi integralmente rodado no Porto. Do Brasil, lembra Moura, "tinha um ator, o Guilherme Leme, e eu".

"Jaime" recebeu o Prêmio Especial do Júri do recente Festival de San Sebastian. Segundo Moura, o filme ainda não tem distribuição assegurada no Brasil. "A Videofilmes está tentando."

A vinculação de Moura com o cinema europeu origina-se com sua formação no Instituto Nacional Superior de Artes do Espetáculo de Bruxelas, em 1969.

Seu primeiro trabalho para cinema no Brasil foi "A Queda" (1976), de Ruy Guerra e Nélson Xavier. Seu extenso currículo inclui "A Hora da Estrela", de Suzana Amaral, e "Tieta", de Carlos Diegues. Nos últimos anos, Moura tem mantido intensa atividade no cinema português.

Depois de "Jaime", ainda em Portugal, Edgar Moura dirigiu a fotografia de um drama político, por enquanto inédito. É "Camarati", no qual o diretor Luis Felipe Rocha relembra a polêmica em torno do desastre aéreo que há 20 anos vitimou o primeiro-ministro português Sá Carneiro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página