Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2006 - 13h10

Basílica da Sagrada Família deverá ser aberta a cultos em 2008

Publicidade

da Ansa, em Barcelona

A basílica da Sagrada Família, obra não concluída do artista catalão, Antonio Gaudí, será aberta para o culto religioso no final de 2008. A informação foi divulgada pelo presidente do Patronato da construção, Joan Rigol.

Rigol ressaltou que a magnífica obra arquitetônica não será somente um lugar de oração, mas "um ponto de encontro da religiosidade, arte e cultura" sem falar de turismo.

Rigol disse à imprensa que assim que o teto da nave central da Igreja for recoberto e a autorização do arcebispo for dada, o grande sonho de Gaudí (1852-1926) será realizado.

A Sagrada Família, que para o arquiteto catalão deveria ser "o último grande santuário do cristianismo", tem uma longa história de obstáculos.

Em 1866 nasceu a Associação Espiritual dos devotos de San José para promover a construção de um templo dedicado à Sagrada Família. Em 1881 o terreno foi comprado.

Depois de desentendimentos entre a associação e o primeiro arquiteto, Francisco de Villar, Gaudí recebeu o encargo de continuar, em 1884, com um projeto completamente novo em que trabalhou ao longo de 40 anos, até sua morte.

O artista foi enterrado na cripta da basílica em 1926. Logo após a guerra, nos anos 50, as obras foram retomadas, com base em versões recriadas dos projetos e modelos perdidos, principalmente após um incêndio.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Antonio Gaudí
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página